19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Ferramentas da casa quebrada” traz temas fortes a São Carlos

“Ferramentas da casa quebrada” traz temas fortes a São Carlos

20/03/2019 07h37 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
“Ferramentas da casa quebrada” traz temas fortes a São Carlos

Após um ano em cartaz com sucesso de público, o espetáculo “ferramentas da casa quebrada” do Grupo Teatral Fora do sério foi contemplado pelo PROAC Circulação e está levando a apresentação a mais seis cidades durante o primeiro semestre de 2019. São Carlos recebe o grupo no dia 26, terça-feira, às 20h, no Teatro Municipal, e dia 27 de março, quarta-feira, às 19h, no Auditório do Bloco 6 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, ambos com entrada gratuita.
O espetáculo é baseado no conto do escritor russo do século XIX, Nikolai Leskov, chamado “Kótin, o provedor, e Platonida”. A história aborda três temas fortes e incrivelmente atuais: a masculinidade abraçada ao feminino por meio do homem materno, a violência contra a mulher e a hipocrisia social.
Para que o projeto seja o mais democrático possível e esteja ao alcance de todos os públicos, o grupo oferece um vídeo com a contextualização do espetáculo em LIBRAS, que pode ser assistido antecipadamente por pessoas com deficiência auditiva, contextualizando-as para o vivenciar da apresentação no dia do espetáculo. O vídeo pode ser solicitado por meio de contato nas redes sociais do grupo ou pelo link: http://bit.ly/emlibras
“A arte e o teatro têm a função de agregar socialmente, para que as ideias sejam compartilhadas, experiências coletivas sejam vividas e as pessoas troquem reflexões sobre as questões atuais”, explica Miriam Fontana, atriz e produtora do espetáculo.
Um dia antes da apresentação, 25, Miriam Fontana realizará um encontro artístico com roda de conversa no Senac, às 19h. Os interessados podem comparecer no dia, local e hora marcados para participar gratuitamente e conhecer a linha de pesquisa adotada pelo grupo para a criação do espetáculo.
SOBRE A PEÇA
O elenco e equipe deste espetáculo são formados por artistas reconhecidos.
Na direção, Jonas Golfeto imprime à cena seu olhar fotográfico. A direção musical do maestro Sergio Alberto de Oliveira equaliza as vozes e os acordeons. A percepção do figurinista Dino Bernardi integra-se ao diálogo entre o passado e o presente. A criação cenográfica de Jair Correia favorece a desenvoltura das atrizes Isabela Graeff, Míriam Fontana e Renata Martelli, que se revezam como narradoras e como personagens, em um jogo teatral instigante aliado à expressão musical e corporal.
SOBRE O FORA DO SÉRIO
O Grupo Fora do sériO foi fundado em 1988 na cidade de Campinas e está sediado em Ribeirão Preto desde 1991. Quando chegou à cidade montou sua primeira sede no histórico Edifício Diederichsen, ocupou seu último andar onde permaneceu por 10 anos. Hoje as instalações do grupo ocupam um espaço mais afastado do centro, construído segundo as necessidades técnicas específicas para a criação artística, chamado Casa da Arte/Fora do sériO.
O trabalho do Grupo foi fortificado principalmente pelo estudo da commedia dell’arte – movimento teatral popular apoiado na força do ator, na utilização de máscaras teatrais, na improvisação e interação com o espectador, na presença da música executada ao vivo, na expressividade do corpo. E essas qualidades estão presentes até hoje.
O Grupo – que teve a contribuição do trabalho de inúmeros artistas integrantes – ousa com a mescla de linguagens e presença em espaços variados, palco, teatro de arena, rua, espaços alternativos, buscando a expressão e a comunicação contemporânea.
Em seus 30 anos de existência, o grupo suscitou do público e críticos respeitáveis, a maior consideração pela qualidade de suas realizações.
Mais informações sobre o grupo: www.casadaartemultimeios.com/teatro
www.instagram.com/grupoforadoserio
www.facebook.com/casadaarte.foradoserio
FICHA TÉCNICA
Espetáculo teatral “ferramentas da casa quebrada”
Adaptação do conto “Kótin, o provedor, e Platonida” de Nikolai Leskov
Tradução: Denise Sales
Dramaturgia: Grupo Fora do sériO
Direção: Jonas Golfeto
Concepção e Atuação: Isabela Graeff, Míriam Fontana e Renata Martelli
Direção Musical: Maestro Sergio Alberto de Oliveira
Cenografia e Cenotécnica: Jair Correia
Figurino e Maquiagem: Dino Bernardi
Iluminação: Jonas Golfeto
Fotografia: Jonas Golfeto e Jair Correia
Montagem e Operação de Luz: João Zanon Batista e Michel Mika Masson
Modelagem, Costura e Bordado: Zezé Cherubini
Luthiers: Eliana Paula de Oliveira e João Bisinoto
Tradutor e intérprete de LIBRAS: Lucas Rafael Gomes dos Santos
Assessoria de Mídias Digitais: Amanda Furlan
Assessoria de Imprensa: Fonte Comunicação
Produção: Jair Correia e Míriam Fontana
Realização: Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Casa da Arte Multi Meios
SERVIÇO:
“ferramentas da casa quebrada”
Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) – Circulação de Espetáculo de Teatro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Entrada gratuita.
• São Carlos
26 de março | 20h | Ingresso gratuito, distribuição uma hora antes do início
Teatro Municipal de São Carlos
Endereço: Rua 7 de Setembro, 1735 / Fone: (16) 3371 4339
27 de março | 19h | Ingresso gratuito, distribuição uma hora antes do início
Auditório do ICMC USP São Carlos
Endereço: Avenida Trabalhador São Carlense, 400 / Fone: (16) 3373 9700.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x