24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Festival Internacional proporciona a alunos oportunidade ímpar

Festival Internacional proporciona a alunos oportunidade ímpar

08/07/2013 22h07 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Festival Internacional proporciona a alunos oportunidade ímpar

Na manhã desta segunda-feira, 8, na Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, músicos trocaram experiências e tiveram o privilégio de receber aulas do violinista Emmanuele Baldini, italiano que já se apresentou em recitais nas principais cidades européias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.

 

A diretora artística do festival, Flávia Bombonato, comentou a oportunidade que os jovens estão tendo em assistir aulas dos mais refinados músicos do mundo. “A vida do musico se concretiza nesse tipo de participação, festivais e congressos, aulas com ótimos professores e se relacionando com outros músicos. O artista vai tendo contato com vários tipos de escolas até desenvolver seu próprio estilo”.

Flávia espera que a experiência adiquirida pelos músicos transcenda não só a região, mas o estado, e que o Festival se torne referencia nacional. “Ficar uma semana estudando música, assistir concertos, interagir com outros alunos, é muito importante para a carreira musical. Inspiramos-nos nos grandes festivais internacionais, e estamos analisando detalhadamente tudo que está acontecendo, para que no próximo ano possamos ser maior, e que São Carlos entre no circuito de grandes festivais, que sejamos referencia nacional!”, afirma a diretora artística do evento, que também é a regente da Filarmônica de São Carlos.

Alessandro Tuca Spaziani, coordenador da Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda, tem o mesmo pensamento de Flávia, e afirma que a parceria entre prefeitura, oficina cultural e a Filarmônica de São Carlos está fadada ao sucesso. “A oficina entra nessa parceria justamente para ampliar o projeto. Nossa maior objetivo é fomentar arte. Esse projeto [do 1º Festival Internacional de Música] está sendo muito ousado, e acreditamos que pro ano que vem vai ser ainda maior, com instrumentos de sopro, e quem sabe com uma parte dedicada a musica erudita, outra para musica popular.”

A programação do Festival Internacional de Música de São Carlos continua nesta terça-feira (9), às 20h, com a apresentação da Camareta Filarmônica de Rio Claro. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, que fica na Rua Sete de Setembro, 1.735, Centro, e tem entrada gratuita.

 

Programação

Dia 9 – 20h – Concerto Camerata da Sinfônica de Rio Claro

Dia 10 – 20h – Benjamin Taubkin

Dia 11 – 20h – Concerto Trio Atlântica

Dia 12 – 20h – Concerto Mestres do FIMSC

Dia 13 – 20h – Concerto de encerramento – Orquestra Acadêmica do Festival

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x