24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Festival proporciona oficinas gratuitas

Festival proporciona oficinas gratuitas

30/11/2011 11h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Festival proporciona oficinas gratuitas

No próximo dia 4 de dezembro São Carlos sediará a oitava edição do Chorando Sem Parar, o maior festival de Choro já realizado no Brasil. Durante o evento, que terá Pixinguinha como homenageado em memória, vários grupos e artistas se revezarão na praça XV para apresentar doze horas ininterruptas de chorinho. Além da apresentação que ocorrerá no domingo, estão programadas várias atividades a serem realizadas no Espaço 7.

Uma delas é a oficina “Choros Sambados e Sambas Chorados”, que será ministrada às 19h do dia 1º de dezembro pelo Núcleo de Samba Cupinzeiro. O Núcleo foi criado em 2001 para promover pesquisas ligadas ao universo do samba e tem se dedicado à criação de novas interpretações e arranjos, buscando ao mesmo tempo manter o diálogo com a tradição. Seu repertório inclui tanto nomes precursores do samba, como compositores contemporâneos, tais como Pixinguinha, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola e também algumas músicas próprias.

A segunda oficina, “O violino na música popular brasileira” será ministrada às 14h do dia 3 de dezembro pelo violinista francês Nicolas Krassik. Krassik, que nasceu na periferia de Paris, é herdeiro da tradição francesa de violinistas de jazz, tendo atuado na Europa ao lado de músicos como Michel Pettrucciani, Didier Lockwood e Vincent Courtois. Em 2001 Nicolas Krassik decidiu embarcar no Rio de Janeiro e se dedicar à Música Popular Brasileira, com um show que reúne jazz, choro, samba, forró e até mesmo o rock. Sua música rapidamente chamou a atenção da mídia e ele logo se tornou referência em matéria de violino na MPB, tendo se apresentado ao lado de grandes artistas como Hamilton de Holanda, Marisa Monte e Beth Carvalho.

Ambas as oficinas são gratuitas, mas os interessados devem fazer a sua inscrição com antecedência devido às vagas limitadas. Mais informações pelo e-mail [email protected]. A programação completa pode ser acessada no site www3.fai.ufscar.br/contribuintedacultura.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x