26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Filarmônica promove atividade na Oficina Cultural

Filarmônica promove atividade na Oficina Cultural

11/04/2012 08h53 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Filarmônica promove atividade na Oficina Cultural

Por meio de uma parceria entre a Orquestra Filarmônica de São Carlos e a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, alunos da Escola Estadual Professor Arlindo Bittencourt participaram de uma apresentação didática, na qual conheceram melhor como funciona uma orquestra de verdade e os principais instrumentos.

O coordenador da Oficina Cultural, Ney Vilela, conta que Flávia Bombonato, maestrina, e solistas da própria orquestra encantaram os alunos presentes. “A maestrina mostrou carisma e muita facilidade de comunicação com os jovens que cursam o ensino médio, na escola Arlindo Bittencourt. Os alunos assistiram a uma atividade que durou mais de uma hora, em ambiente de alegria e de descontração”, fala Ney, que ainda ressalta que havia cerca de trezentas pessoas na plateia.

Para ele, dinâmicas como esta valem a pena. “Os jovens precisam conhecer todas as formas de manifestação artística e a camerata da Orquestra Filarmônica foi, para a grande maioria, a primeira vez em que esses rapazes e moças se viram diante de música clássica. Como essa primeira vez foi agradável, é bem provável que a experiência será repetida por esses jovens”, comenta.

Ney ainda conta que durante a apresentação foi mostrado como se inicia uma apresentação de orquestra, qual é a função do “spalla”, qual a função do maestro, qual a distribuição dos instrumentos de cordas; conceitos de sons graves e agudos; conceitos básicos de andamento. “Inclusive jovens experimentaram reger a orquestra”.

Ele conta também que foram tocadas canções da MPB (“Eu sei que vou te amar” e “Como é grande o meu amor por você”), Beatles (“Let it Be”) e, do repertório clássico, Vivaldi (“Primavera”).

No próximo dia 26 de abril, às 20h, haverá um concerto completo da Filarmônica de São Carlos na Oficina Cultural. “No mês de maio, teremos outro concerto didático, no dia 28. Conforme parceria firmada na semana passada com a Diretoria de Ensino, alunos da rede pública serão convidados. Mas todo o público está convidado. E nosso trabalho tem como objetivo criar um novo público para a orquestra de câmara. Acho que, devagar, estamos chegando lá”, finaliza o coordenador.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x