18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Filme futurista “Divergente” está entre as estreias da semana

Filme futurista “Divergente” está entre as estreias da semana

17/04/2014 12h38 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Filme futurista “Divergente” está entre as estreias da semana

O filme “Divergente” é uma das estreias nos cinemas a partir desta quinta-feira, 17, em São Carlos. Dirigido por Neil Burger, é baseado no livro homônimo da escritora nova-iorquina Veronica Roth, 25 anos. “Divergente” é o primeiro longa da série baseada nos best-sellers de Veronica, trilogia formada por “Divergente”, “Insurgente” e “Convergente”.

 

Os livros estiveram na lista dos mais vendidos do The New York Times e são considerados o maior fenômeno de literatura juvenil desde “Jogos Vorazes”. No Brasil, os livros são lançados pela Rocco.

Confira a programação dos cinemas na página C6 com os detalhes de local e horário de exibição dos filmes.

A história de “Divergente” se passa em Chicago (EUA) em um futuro pós-apocalíptico. Ao redor da cidade em ruínas, foram construídos muros e instaladas cercas para proteção. Na sociedade organizada dentro desses limites, as pessoas foram divididas em facções, nas quais trabalham conforme seu perfil. São cinco grupos, sendo que cada um representa um valor diferente: abnegação (assistência social), amizade (produção), audácia (segurança), franqueza (normatização e advocacia) e erudição (conhecimento e pesquisa).

A protagonista Tris Prior (Shailene Woodley) e seu irmão Caleb Prior (Ansel Elgort) nasceram na facção dos abnegados, que são os atuais governantes da cidade e os responsáveis pela caridade aos necessitados. Ao chegarem à adolescência, passam por exames que detectam as aptidões de cada um e devem escolher para qual facção irão. Mas o resultado da heroína é inesperado.

O filme é positivamente surpreendente. Tem elementos adequados para atrair o público jovem, ao qual é direcionado, com cenas de ação e pitadas de esportes radicais, como escaladas sem equipamentos de segurança, rapel e uma longa “tirolesa”. E também não deve desagradar aos adultos. Além de um romance que surge em meio ao suspense, a parte mais “filosófica” da história fica por conta da resistência à categorização de pessoas.

No elenco, destaca-se Kate Winslet como a todo-poderosa chefe da facção dos eruditos (que se revelarão também ambiciosos). A previsão de estreia de “Insurgente” é em março de 2015.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x