24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fora do Eixo realiza 1ª reunião do Grito Rock 2012

Fora do Eixo realiza 1ª reunião do Grito Rock 2012

07/02/2012 18h56 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fora do Eixo realiza 1ª reunião do Grito Rock 2012

 Hoje é um dia especial para o coletivo Fora do Eixo, pois será realizada a primeira reunião aberta do festival Grito Rock 2012. O evento aconteceem São Carlosde7 a11 de março e é totalmente trabalhado para estimular a cultura musical e de entretenimento da cidade.Esta é a quinta edição que São Carlos participa do festival, que, neste ano, terá a participação de mais de 200 cidades e 15 países envolvidos.

A reunião acontece a partir das 19h na Casa Fora do Eixo (rua Sete de Setembro, 2053). “A reunião será aberta a todos que se interessarem por conhecer e contribuir para o processo colaborativo de realização do festival Grito Rock”, afirma a assessora do Fora do Eixo, Laila Manuelle.

Ela conta que essa reunião é essencial para que se possa produzir um evento participativo, construído por toda a cidade de São Carlos. “Com a participação desses colaboradores podemos fazer uma edição do Grito Rock que tenha a cara da cidade, além de ser essencial agregar o máximo de pessoas para que a produção possa ter focos bem definidos de ação. Uma gestão compartilhada não sobrecarrega ninguém e faz com que cada etapa de produção seja realizada com maior atenção”, conta.

Durante a reunião, o festival será apresentado, passando por um breve histórico. Depois serão apresentadas todas as etapas de produção (produção geral, produção executiva, produção de estrutura, logística de atendimento, comunicação e programação). “Dentro das etapas de produção serão esclarecidas as campanhas que estamos aderindo aquiem São Carlos”, diz a assessora.

São quase 20 campanhas articuladas de forma nacional para a realização de cada Grito Rock localmente. “As campanhas têm focos diversos, mas a maioria pretende aproximar pessoas para realização do Grito. Entre as campanhas existe espaço para participação como produtor e como programação. De hospedagem solidária, passando por transmissões de áudio e vídeo, chegando até a inscrição de obras para exposição virtual e intervenções artísticas físicas. As campanhas operam virtualmente através de formulários on-line para quem quiser se inscrever”, detalha Laila.

 

 

 

Conheça um pouco das campanhas:

 

 

 

GRITO ENCENA – A campanha Grito EnCena visa realizar o mapeamento de produtores e artistas interessados em desenvolver ações com outras linguagens, como teatro, dança, circo, entre outras, durante a programação do Grito Rock.

 

                                                     

 

COBERTURA COLABORATIVA – Uma das ações desenvolvidas no âmbito da comunicação do Circuito Fora do Eixo é a Cobertura Colaborativa, uma ferramenta que reúne pessoas de qualquer idade e formação com o objetivo de registrar e divulgar os eventos em todos os segmentos, utilizando de conceitos de mídia livre, colaborativismo e empirismo.Em São Carlos, além de registros fotográficos e vídeos produzidos, ainda serão feitas transmissões simultâneas integradas ao evento.

 

 

 

HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA – Utilizando-se da conexão entre as cidades, o Grito Rock 2012 lança mais uma campanha: a de Hospedagem Solidária. A principal ideia é gerar um mapeamento de parceiros que podem ser pontos de hospedagem, diminuindo custos de produção de eventos, como festivais, congressos e debates.

 

Em São Carlosuma plataforma de hospedagens está em desenvolvimento e tem o nome de Sancalar, com página no facebook para facilitar a comunicação e trocas de hospedagens.

 

 

 

COMPACTO.CINE – Compacto.cine é o novo modelo de distribuição adotado pela DF5 (Distribuidora de Filmes Fora do Eixo), em que serão lançados longas e curtas metragens independentes. Os lançamentos pretendem atingir coletivos, cineclubes e pontos exibidores por todo país, para isso serão trabalhadas campanhas específicas por lançamento e também será feito contato direto com os exibidores, garantindo a participação de um número maior de cines.A primeira experiência do projeto acontece durante o Grito Rock, aproveitando toda mobilização que perpassa a rede. Bollywood Dream (www.bollywooddream.com.br), de Beatriz Seigner, foi o filme escolhido para iniciar a saga de lançamentos DF5 em 2012. Aquiem São Carlos realizaremos uma das sessões.

 

 

 

GURIZADA NO GRITO – Ações para compor um espaço reservado para as crianças, seja acompanhando seus pais, seja que foram especificamente para as ações da gurizada. Nesse espaço poderá entrar recreação, oficinas, teatro, tudo o que possa entreter e despertar o interesse para que os pequeninos também já tenham uma imagem agradável do festival para a posteridade.

 

 

 

GRITO AMBIENTAL – O Grito Rock é realizado tendo a sustentabilidade socioambiental como uma das preocupações dos produtores. Tentando fortalecer esse debate e nos posicionar a favor de práticas mais sustentáveis, queremos agregar colaboradores que possam contribuir com ideias e ações que pautem a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente nos dias de hoje.

 

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x