26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fora do Eixo traça metas e comemora ano produtivo

Fora do Eixo traça metas e comemora ano produtivo

01/02/2012 17h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fora do Eixo traça metas e comemora ano produtivo

São Carlos tem a atuação do Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais de todo o País.

De acordo com o agente da rede, Gustavo Palma, 2011 foi um ano decisivo para o Circuito Fora do Eixo. “O ano de 2011 teve muitas imersões sendo realizadas em todo o País, onde coletivos se reuniram em encontros específicos para avaliar o ano e planejar pontos de organograma interno, focando bastante na questão da sustentabilidade”, afirma.

Ele conta que o trabalho com a linguagem da música terminou o ano praticamente consolidado, com uma plataforma eficiente a ponto de fomentar um mercado musical independente. “Além disso, a linguagem do audiovisual vem conquistando seu espaço ao propor campanhas e estratégias cada vez mais sólidas de fomentação de um novo mercado do audiovisual, através da distribuição digital, o fomento a cineclubes, eventos específicos como a SEDA – Semana do Audiovisual e os conhecimentos de transmissão audiovisual ao vivo”, explica o integrante do Fora do Eixo.

Para Gustavo o ano terminou com um grande Congresso Nacional, que foi realizado em SP, e contou com mais de mil agentes debatendo o futuro da rede e do trabalho em relação a política cultural, atuando como movimento social ao posicionar as questões de Planejamento, Sustentabilidade, Comunicação e Universidade”.

Para2012, aideia do Fora do Eixo é fortalecer o cunho social, que está acima do trabalho como Circuito Cultural, ao provocar e promover debates horizontais sobre a sociedade, posicionando-se politicamente em temas delicados e polêmicos como a higienização da Cracolândia, o aumento do preço de ônibus e as alterações no Código Florestal.

“Ao mesmo tempo o trabalho com a linguagem da música continuará sendo desenvolvido, mais no âmbito de descentralizar a plataforma e fortalecer um novo tipo de artista, que esteja preocupado também com questões políticas e estruturais, além de somente o próprio trabalho artístico, já que o mercado médio está consolidado”, fala Palma. “Já no caso do audiovisual, a rede vai investir no cinema como principal linguagem a ser desenvolvida em2012”, completa.

Gustavo ainda explica que as ideias não param e os membros do Fora do Eixo trabalharão para que este ano haja diversas etapas de Congresso, que passa a ter o nome de Juntos, pois agrega outras redes no debate buscando construir um novo mundo de maneira descentralizada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x