20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Fronteiras do Baú” acontece na próxima semana

“Fronteiras do Baú” acontece na próxima semana

01/06/2012 22h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“Fronteiras do Baú” acontece na próxima semana

O Paço Municipal receberá na próxima segunda-feira (4), a “Exposição Fronteiras do Baú”, de Vanderlen Amaral da Costa. A abertura será no auditório do Paço, às 18h, e a exposição acontecerá até o dia 17.

A ocasião será uma oportunidade para refletir sobre a data 13 de maio de 1888, data da sanção da Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.

Natural de Lavras do Sul-RS, desde cedo Vanderlen teve o gosto por colecionar, quando em 1970em Porto Alegretorna-se um conhecido antiquário, trabalhando em feiras renomadas da cidade e sendo um dos fundadores da famosa feira chamada “Brique da Redenção”.

Após isso, Vanderlen participou de outras exposições fora do Estado: Santos, São Paulo e Belém do Pará.

Ainda nos anos 70, o colecionar inicia sua coleção particular tendo o tema “Negros”, despertando em si um lado poético e se tornando um escritor com vários prêmios municipais, inclusive com o recebimento de uma carta do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, elogiando uma de suas obras.

Atualmente Vanderlen possui um acervo particular com mais de 2.400 peças, retratando a história do negro do Rio Grande do Sul, do Brasil e de outros países. Sua coleção concentra-se na representação do negro em uma grandiosa diversidade sendo esta apresentada em fotografias, selos, cédulas, moedas, medalhas, gravuras, pinturas, desenhos, revistas, esculturas, etc., somando mais de 80 painéis em sua exposição.

Esta exposição é para aproximar a comunidade negra e capacitar educadores através da observação ótica, contar a verdadeira história aos alunos da rede municipal, estadual e particular e mostrar a sociedade a importância do negro na história e na diversidade cultural.

A exposição está sendo promovida pela Prefeitura Municipal, com apoio do SAAE, e com a colaboração da Coordenadoria de Artes e Cultura, Conselho da Comunidade Negra e ONG Formiga Verde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x