19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > GEMInIS lança nova edição sobre a TV pós digital

GEMInIS lança nova edição sobre a TV pós digital

14/08/2013 11h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
GEMInIS lança nova edição sobre a TV pós digital

GEMInIS, Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, lança nova edição da revista focada na questão da televisão social  este formato de TV pós digital. Hoje em dia é muito comum que as pessoas assistam televisão, conectada a outros dispositivos, ou a uma segunda tela, o que traz a reflexão sobre a possibilidade de você compartilhar este momento com pessoas que estão distantes, além da produção de programas em plataformas online.

Na UFSCar, desde 2002, existe um grupo de estudos com foco nas mídias interativas, o GEMInIS, Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som PPGIS. Desenvolve uma revista online semestral, para difundir as discussões e pesquisas, realizada sobre o tema convergência midiática.

Depois de promover algumas palestras na área da comunicação, pensar qual seria o próximo passo deste processo de formação. Para dar continuidade, e manter o padrão de um grupo de estudos dentro da academia, era necessário ter uma publicação para dar vazão a esta produção, assim surgiu a revista GEMInIS. Além disso, existe uma escassez de publicações nesta linha editorial que o grupo aborda.

Falar de comunicação numa cidade como São Carlos é um pouco complicado, justamente por ser uma cidade que tem linhas de pesquisas muito restritas aos cursos de ciências exatas. Para o Prof. Dr. João Massorolo, “Acho que é o papel de cidades que estão mais afastadas dos grandes centros que estão presos à programas e didáticas, já tem linhas consolidadas, no interior temos chance de inovar, ou a gente inova ou a gente se perde, fica atrás dos grandes centros,  temos mais liberdade para criar novas linhas de pesquisa, seguindo a linha do pioneirismo que o próprio curso tem.”

Sobre as novas tendências de comunicação reconheceram a importância de iniciativas como o Mídia NINJA, mas relembram que é preciso que cada movimento social desenvolva sua própria mídia, não haja uma centralização em uma mídia só. A mídia tradicional já foi superada, mas não significa que deixaram de existir. O que ficou claro para o grupo, “Durante as manifestações ficou claro que as equipes dos telejornais consagrados tem suas limitações na hora de passar a informação” explica Massorolo.

O próximo passo será organizar uma jornada de comunicação em São Carlos. A data prevista é para o segundo semestre de 2014. O tema é justamente a discussão destes novos formatos de mídia, porque esta mudança de plataforma acontece e como a sociedade absorve estas transformações que são pautadas na maior parte no sucesso. O GEMInIS, Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som conta com a participação de João Carlos Massarolo, Analú Bernasconi Arab, Dário de Souza Mesquita Júnior, André Emílio Sanches, Francisco Trento e Gabriel Correia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x