24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Gestão cultural é tema de workshop na Oficina Cultural

Gestão cultural é tema de workshop na Oficina Cultural

15/04/2014 21h07 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Gestão cultural é tema de workshop na Oficina Cultural

O workshop de Produção e Gestão Cultural: Uma Ação em Rede está entre as atividades programadas pela Oficina Cultural de São Carlos. O workshop tem o objetivo de apresentar a importância de pensar a cultura como um sistema complexo que envolve diversas ações e atividades.

 

Coordenado por Gabriela Gonçalves, que é idealizadora e coordenadora de produção do Núcleo Corpo Rastreado – associação cultural que planeja e realiza projetos artísticos das mais diversas áreas – o projeto tem como meta qualificar produtores e dirigentes culturais da cidade para melhor interpretar as demandas da comunidade no segmento cultural.

De acordo com Gabi Gonçalves – como ela é conhecida no meio cultural – existe pouca informação, principalmente no interior do Estado, no momento de propor projetos culturais. A desinformação, segundo ela, leva a um “certo amadorismo”. A proposta do curso é identificar quais as características da cidade para poder explorar, com mais propriedade, o que a população deseja vivenciar culturalmente.

“É importante explorar as inúmeras possibilidades culturais de cada região para depois propor voos mais altos. Existe muito preconceito nesse segmento e romper essa barreira é primordial”, relatou ao explicar que cada região tem sua característica, e os projetos culturais devem estar atentos a esses detalhes.

Gabi disse ainda que o curso é voltado a qualificar quem está ligado a área de produção e gestão cultural no setor público. Mas pode ser feito por produtores independentes.  Segundo ela, a intensão do projeto é levar subsídios a esses servidores públicos estimulando esse grupo a criar planos para promove a cultura local.

Os módulos do workshop serão compostos por conteúdo teórico, discussões e atividades em grupo, estudo de casos e debates. No decorrer do curso, os participantes irão desenvolver, através de atividades em grupo, um projeto cultural que possibilite a aplicação prática dos conteúdos abordados nas aulas, assim como uma proposta de patrocínio para o mesmo projeto.

Serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos: conceito de cultura e sua abrangência, gestão cultural e produção cultural, formação de público e finalização de um projeto cultural.

Gabi tem no currículo a coordenação de cursos no segmento de produção cultural no Senac e foi coordenadora de produção da Virada Cultural Paulista nas edições 2009 e 2010.

O workshop de Produção e Gestão Cultural  acontecerá nos dias 13 e 14 de maio – terça e quarta-feira – 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

 

Todas as atividades oferecidas pela Oficina Cultural são gratuitas e os interessados devem comparecer até a sede da instituição para preencher uma ficha de inscrição. A oficina Cultural esta localizada na Rua São Paulo, 745 Centro, Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 33728882 / 33729624.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x