19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Gilberto Chateaubriand é o novo espaço cultural de Porto Ferreira

Gilberto Chateaubriand é o novo espaço cultural de Porto Ferreira

06/08/2013 12h51 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Gilberto Chateaubriand é o novo espaço cultural de Porto Ferreira

No último sábado dia 03 de agosto em Porto Ferreira, aconteceu a inauguração do Espaço Cultural Gilberto Chateaubriand Bandeira de Melo, no Anfiteatro Municipal “Isaltino Casemiro”. O espaço foi criado para receber a obra do artista carioca Bob N, Pindorama Lounge, obra que faz um remix de artistas modernista. A obra ficará lá permanentemente e tem a finalidade de auxiliar o ensino de história para alunos da rede municipal.

Na ocasião tivemos a oportunidade de conversar com o colecionador Gilberto Chateaubriand, que reside em Porto Ferreira há mais de 40 anos. Durante uma conversa rápida perguntamos a ele sobre o mercado de artes, novos talentos e a questão da segurança das obras.

Ele doou a obra Pindorama Lounge para a prefeitura da cidade e articulou a vinda de seu criador, Bob N, para a inauguração. Esta obra, segundo ele, é estimada no valor de R$10 milhões, e essa é uma das razões, que o faz acreditar, que o mercado de colecionadores de artes é um mercado tão difícil quanto qualquer outro, e que quem se aventura neste mercado “Tem que batalhar muito”.

No quesito seguro das obras ele trabalha em comodato com o MAM do Rio de Janeiro, e isso é responsabilidade do próprio museu. Renan Arnoni, chefe de Divisão de Cultura, esclareceu que além da segurança das obras é importante garantir uma estrutura que mantenha a qualidade das obras, “Para manter uma obra dessas é necessário pensar no transporte dela até a cidade, sistema de ventilação apropriado, cuidado e manutenção são outros quesitos importantes.”

Chateaubriand falou sobre novos talentos e que hoje nas artes visuais fervilham talentos no Brasil, não dá pra pinçar nomes. Ele ainda afirmou que o Grafite é uma das artes plásticas mais em alta hoje, citou os gêmeos de Sampa como referência nesta linguagem.

Durante a cerimônia de inauguração do espaço que leva o nome do colecionador, aconteceu também uma apresentação do coral Madrigal Gaudete e a presença de diversos artistas locais e autoridades municipais.

 

Colecionador

Gilberto é conhecido internacionalmente como um dos maiores colecionadores de arte do país. É membro do Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA, da Fundação Cartier para Arte Contemporânea, França, da comissão administrativa da Fundação Bienal de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP, do conselho do Paço Imperial, do MAM/RJ e do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP. Afastado da carreira de diplomata, atua como fazendeiro, administra plantações de laranja e cana-de-açúcar em sua fazenda em Porto Ferreira, interior de São Paulo, onde guarda uma pequena parte de seu acervo.

A coleção Gilberto Chateaubriand, que desde 1993 encontra-se no MAM, possui cerca de 7.000 obras, sendo uma das mais completas coleções de arte brasileira moderna e contemporânea.

 

Quem é Bob N?

 

Artista desde criança participou de inúmeras exposições entre estas a Bienal de Liverpool, Contemplation Room na Dinamarqua, Museu Oscar Niemeyer (Curitiba-PR). Criador da obra Pindorama Lounge que busca ser um remix de grandes obras modernistas, permitindo ao expectador fazer as mais diversas interpretações, que vão desde sentir-se visitando um museu a imaginar-se num ambiente de festa, ou até quem sabe numa instalação artística propriamente dita.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x