Godard faz 89 anos e ganha programa de 7 filmes
Considerado um dos autores de
cinema mais influentes do mundo, Jean-Luc Godard completa 89 anos nesta
terça-feira, 03 – nasceu no 7º ème arrondissement de Paris, em 1930. A data
merece uma comemoração especial do Telecine Cult, que programou sete filmes do
diretor, a partir das 15h15. O primeiro estreia no canal de cults – Uma Mulher
Casada. Será seguido, pela ordem, por – Tudo Vai Bem, às 17h; Eu Vos Saúdo,
Maria, às 18h45; A Chinesa, às 20h10; O Bando à Parte, às 22h; Salve-se Quem
Puder (a Vida), às 23h45; e Week-End à Francesa, à 1h25.
De origem suíça, o jovem Godard foi estudar em Paris, mas,
como informa Jean Tulard no Dicionário de Cinema, frequentou mais a Cinemateca
que a Sorbonne. Crítico em Cahiers du Cinéma e Arts – com o pseudônimo de Hans
Lucas -, realizou, a partir de uma história de François Truffaut, o filme manifesto
da nouvelle vague – Acossado, há 60 anos. Construiu a própria lenda e, desde
então, é celebrado como arauto de um novo cinema – independente, autoral e
político.
A Mulher Casada provocou escândalo em 1964 e Godard foi
forçado a mudar o título – em vez de generalizar, A Mulher Casada,
particularizou – Uma Mulher. O filme propõe as 24 horas na vida de uma mulher,
interpretada por Macha Méril. Charlotte é casada, mas tem um amante. Godard
filma fragmentos de sua vida, alternando grandes planos do seu rosto e de
partes mais íntimas do seu corpo.
Por que desconstruir essa mulher? Para denunciar a moral
burguesa e a sociedade de consumo. Apresentados de forma um tanto aleatória,
acronológica, os filmes viajam no tempo, mostrando a radicalização de Godard.
Ao contrário do título, Tudo Vai Bem, com Jane Fonda, Yves Montand e codireção
de Jean-Pierre Gorin – um de seus raros filmes comerciais -, sugere que nada
estava bem no mundo de 1973. O filme denuncia a alienação da classe
trabalhadora. Os sindicatos detestaram e Godard foi chamado de irresponsável.
Je Vous Salue, Marie foi o filme que o então prefeito Jânio
Quadros tentou de todas as formas proibir em São Paulo, em 1985. O mistério da
encarnação é transposto para o mundo moderno, onde uma jogadora de basquete,
Myriam Roussel, fica grávida. Será o filho de Deus? Salve-se Quem Puder (a
Vida) é um etudo de personagens – um produtor, a ex-namorada e colaboradora e a
prostituta de quem ele já foi cliente. Week-End à Francesa, com Mireille Darc,
denuncia a sociedade do automóvel e transforma um congestionamento gigante em
derrocada do capitalismo – o ano era 1968, do célebre Maio, e Godard
pregava/acreditava na revolução. Mas duvidava que fosse ocorrer – em A Chinesa,
os revolucionários são intelectuais isolados num apartamento, distanciados das
massas.