26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grandes shows animam reta final do Chorando Sem Parar

Grandes shows animam reta final do Chorando Sem Parar

13/12/2019 00h04 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Grandes shows animam reta final do Chorando Sem Parar Foto: Reprodução

O Festival Chorando Sem Parar, considerado pela produção, maior festival de choro do planeta, que este ano homenageia o rei do baião Luiz Gonzaga, prossegue hoje, 13 e amanhã, 14, com grandes atrações.
Para hoje, 13, às 19h, na Praça da 15 de novembro, um Show Comemorativo para celebrar os 107 anos do nascimento de Luiz Gonzaga. A abertura será com o grupo MoMA Instrumental, do curso de Música da UFSCar. Em seguida, instrumentistas como Renato Borghetti, Toninho Ferragutti, Arismar do Espírito Santo, juntamente com dois artistas jovens e de grande projeção internacional, Pedro Martins e Michael Pipoquinha, além de outros conceituados músicos como Rogério Caetano, Thadeu Romano e Marcelo Caldi se apresentam para homenagear Gonzagão.
Segundo Fatima, além disso, nunca houve em 16 anos, qualquer incidente. “É um evento da família e para gente de todas as idades. Temos muitos jovens participando, seja tocando ou assistindo. Gostamos muito de ver tudo isso”.
O evento será aberto hoje no Shopping Iguatemi, às 17h, com a apresentação do grupo Araçá e convidada.
SÁBADO – No sábado, 14, das 10h às 18h haverá ensaios abertos e passagem de som também na Praça da 15 de novembro.  Renato Borghetti fala de Luiz Gonzaga, como influência e inspiração, e interpreta trechos de composições do Rei do Baião para demonstrar os motivos que levam músicos e especialistas no mundo todo a reverenciar a obra de Luiz Gonzaga. Borghetti fala também de sua trajetória, da gaita de ponto e do Projeto Fábrica de Gaiteiros.
Às 14h, no Centro Cultural da USP, haverá programação interativa e tarde de autógrafos. Também será realizada uma Roda de Conversas sobre a obra “Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga” por Dominique Dreyfus.
A atividade buscará a aproximação entre palestrante e público, tendo como ponto de partida a pesquisa da jornalista francesa Dominique Dreyfus, autora da mais completa biografia de Luiz Gonzaga, considerado um dos maiores mitos da música brasileira. A obra, intitulada “Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga” representa um completo perfil, humano e musical, do grande compositor.
Palestra Musical “Os Choros e a Música Instrumental de Luiz Gonzaga” por Marcelo Caldi e Fernando Gasparini.
A atividade destaca a criação musical de Luiz Gonzaga para além dos ritmos regionais nordestinos e revela lado pouco conhecido do Rei do Baião, como o seu pioneirismo ao forjar uma nova personalidade à sonoridade do instrumental do Choro
Na Praça da 15 de novembro a música seguirá às 19h do sábado, com o show da Big Band do Projeto Guri. Às 20h30 será realizada a Roda Instrumental de Palco, que será um convite a todos os músicos presentes para uma noite de encontros e improvisos. No domingo, dia 15 haverá 12 horas seguidas de músicas das 10h às 22h na Praça da XV com várias atrações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x