23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > ‘Green Book – o Guia’, três Oscars e tema atual

‘Green Book – o Guia’, três Oscars e tema atual

O longa de Peter Farrelly passou neste último sábado (14) às 10h05 no HBO Mundi, com reprise no canal, às 23h

15/11/2020 14h31 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
‘Green Book – o Guia’, três Oscars e tema atual Foto: Reprodução

Em 1989, e podendo premiar o explosivo Faça a Coisa Certa, de Spike Lee, a Academia de Hollywood fez a coisa errada e outorgou o Oscar a Conduzindo Miss Daisy, de Bruce Beresford. Morgan Freeman como o motorista negro que sabe seu lugar na sociedade – servir, com toda dedicação, a dama branca Jessica Tandy, e ela também ganhou o Oscar.

Algo semelhante ocorreu em 2019, quando a Academia premiou Green Book – O Guia. O longa de Peter Farrelly passou neste último sábado (14) às 10h05 no HBO Mundi, com reprise no canal, às 23h. Permitindo uma discussão interessante, já que na próxima semana se comemora o Dia da Consciência Negra. Lideranças negras no País reclamam de um único dia – todo dia deveria ser de consciência da cidadania, independentemente de raça.

As lideranças negras nos EUA também reclamaram do Oscar. O motorista branco, Viggo Mortensen, e o artista negro, Mahershala Ali, que toca nas salas dos ricos sulistas, mas tem de usar a privada do quintal. Até quando tenta agir certo, Hollywood tem dificuldade para lidar com a questão negra. Mortensen e Ali são excepcionais, e o segundo levou o Oscar de coadjuvante. Grande Ali, o prêmio já havia sido dele por Moonlight – Sob a Luz do Luar, em 2017.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x