27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo é referência para o blues do Brasil

Grupo é referência para o blues do Brasil

20/03/2012 16h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Grupo é referência para o blues do Brasil

Blues the Ville é um dos principais grupos do blues nacional. O quarteto é formado por David Tanganelli na gaita e voz, Netto Rockfeller, guitarra e voz, Coxa no baixo, e Danilo Hansem na bateria. O grupo que existe desde 1999, hoje possui um disco gravado que se chama “Da Vila para o Blues”, e foi lançado em 2007 com participação de Flávio Guimarães e Greg Wilson, ambos da banda Blues Etílicos. Atualmente o Blues the Ville está lançando o novo disco “Tupiniking”, e faz uma turnê que leva o mesmo nome e muita novidade e irreverência.

O baterista Danilo Hansem conta mais sobre a turnê Tupiniking. “A turnê começou no final de 2011, e assim como a turnê antiga ‘Da Vila para o Blues’, tem o objetivo de levar nossa música por todo território brasileiro e países da América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai, países em que já temos nosso trabalho reconhecido. Na nossa música tentamos colocar boa parte da nossa cultura Tupi juntamente com do blues, ritmo americano consagrado por muitos 'Kings”, como B.B.King, Albert King e Freddie King entre outros”, fala.

Além da qualidade da música e das performances marcantes nos shows, o grupo possui um figurino original. Em suas apresentações os músicos usam macacões como o de frentistas de posto de gasolina. De acordo com Danilo Hansem esse já é o visual oficial, pois eles queriam criar uma identificação para o grupo e mudar um pouco o visual que sempre acompanha o blues. “No blues é comum ver roupas mais contidas, em tons de cinza e preto, queríamos algo diferente disso. Pensamos que os trabalhadores colocam suas roupas e saem para trabalhar. Uns de terno ou jalecos, outros de uniforme, o nosso são macacões. Também adotamos a definição que nos foi dada pelo Jô Soares em nossa passagem pelo programa, os frentistas do blues”.

O Blues the Ville já participou dos principais festivais do gênero pelo país e exterior, inclusive foi em um desses festivais que foram escolhidos pelo Blues Etílicos, banda pioneira no estilo aqui no Brasil, para representar a nova geração do blues brasileiro. Este mesmo festival foi uma comemoração dos 20 anos do Primeiro Festival de Blues no Brasil que aconteceu em 1989.

A apresentação no Jô Soares foi um ponto alto na carreira dos músicos. Netto Rockfeller conta como foi a experiência. “Ter participado do programa foi muito bom, pois alcançamos lugares e pessoas do Brasil todo, em um dia depois do programa nossa página na internet teve mais de 30 mil acessos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x