20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo Preto no Branco abre nova sede

Grupo Preto no Branco abre nova sede

17/02/2012 10h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Grupo Preto no Branco abre nova sede

O grupo de teatro são-carlense Preto no Branco abriu, definitivamente, nesta última semana uma nova sede de trabalho. Eles, que tinham como objetivo conquistar um espaço desde a criação do grupo em 2001, comemoram a conquista e afirmam que esse local também deverá fomentar a cultura são-carlense.

O diretor Fernando Cruz conta que a primeira sede do teatro Preto no Branco foi conquistada no ano de 2009, no entanto, alguns obstáculos foram encontrados no caminho e o grupo foi obrigado a deixar a primeira sede em 2010.

“Foi uma baixa para o PB, tivemos que encaixotar tudo, livros, figurinos, objetos e recomeçar numa nova tentativa, num segundo espaço, que também não deu certo. Foi quando passamos o ano de 2011 inteiro sediados na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. Foi um grande ano para nós”, lembra Cruz. “A situação começou a incomodar o grupo. Logo, veio novo ímpeto de coragem, incentivado pelos trabalhos que fechamos no início deste ano em empresas aqui de São Carlos. Com uma certa segurança financeira, encontramos nossa nova casa”, acrescenta.  

A casa é dividida em setores, como sala de figurino, de ensaio, de leitura, entre outros. Para Fernando, o local é um ponto de convergência de artistas e ideias. “A sede é a nossa casa, temos regras, rituais, figurinos, livros, objetos, velharias, de tudo um pouco. É nela que o nosso projeto Nozeróis ganha forma e que crescemos como artistas”.

Cruz afirma a sede também será uma forma do grupo colaborar com a cena cultural da cidade. “Até mesmo antes da inauguração oficial da sede, recebemos com certa frequência artistas da cidade; para um café ou até mesmo para uma leitura de uma peça. E também, para trabalhar conosco. Nós queremos todo mundo circulando no quintal, cozinha e salas da sede, são todos bem vindos”, garante o diretor.

A sede ainda não foi inaugurada oficialmente e isso acontecerá em breve com grande celebração. “Não temos data definida, mas é certo que a sede do PB entrará na rota dos eventos culturais da cidade. Parcerias iminentes surgem de imediato, como por exemplo, com o pessoal da Casa Fora do Eixo, importante instituição fomentadora da cultura na nossa cidade. Assim que tivermos a data definida, vamos convidar todos para esse pontapé inicial de eventos e encontros artísticos”, ressalta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x