26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo Preto no Branco realiza workshop sobre práticas teatrais

Grupo Preto no Branco realiza workshop sobre práticas teatrais

17/11/2012 11h52 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Grupo Preto no Branco realiza workshop sobre práticas teatrais

Os atores, diretores e artistas em geral interessados em artes cênicas a partir dos 12 de idade terão a oportunidade de participar de um workshop realizado pelo Grupo de Teatro Preto no Branco nesta terça-feira, 20, das 14h às 17h. Além disso, haverá apresentação do espetáculo “Ao Revés do Papel” a partir das 20h. Ambas as atividades acontecerão na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. A entrada é franca.

O diretor do Grupo de Teatro Preto no Branco e orientador teatral, Fernando C. Cruz conta como será o workshop e qual o objetivo da atividade. “O workshop será composto por exercícios e práticas teatrais que culminaram na criação do espetáculo ‘Ao Revés do Papel’. Uma breve abordagem teórica acerca da trajetória do herói, tema principal da pesquisa do espetáculo, seguida das propostas de criações de cenas que compõe às três horas de oficina”.

“O objetivo principal é colocar o público em contato com diversas práticas teatrais que o grupo acumulou durante o processo de criação do espetáculo”, diz Fernando.

Para a criação do espetáculo “Ao Revés do Papel” o grupo realizou estudos teóricos acerca da trajetória do herói seguida de muita prática teatral. “No tocante aos estudos teóricos, nós do grupo Preto no Branco tivemos o estopim inicial com a tragédia Antígona de Sófocles. Logo as demais tragédias entraram no campo da pesquisa que não parou mais. Mitologia, autores consagrados, cultura caipira, heroísmo, foram temas que compuseram as nossas leituras e discussões”, relata o diretor.

Fernando explica. “Este material alimentou a práxis, num longo e suado processo de criação cênica que acumulou mais de 60 cenas compostas através de diversos métodos de criação. Podemos citar os dois que mais ganharam força: improvisação a partir da pesquisa teórica e composição cênica”.

O tema principal ao qual o grupo dedica-se a pesquisar de modo geral é o heroísmo. Para o grupo os heróis a quem se referem são as pessoas que lutam diariamente para sua sobrevivência.

“Heróis são aqueles que de certa forma rompem com suas ‘Grandes-Mães’, barreiras sociais/morais/éticas e partem para a aventura da jornada da vida, cientes dos percalços, dificuldades e iminente fim trágico. O Herói não nega o chamado. Nós do Preto no Branco valorizamos as pessoas que estão perto, na vizinhança, em bairros da cidade, nas nossas famílias, com nosso sotaque e roupagem. Queremos falar da gente, de São Carlos, da realidade que há ao redor. A poesia que traduzirá essa vontade pode vir de Lorca, Brecht, Sofocles, Plínio Marcos, Shakespeare ou Nelson Rodrigues. Não importa por qual via e quais palavras, sempre falaremos de nós, heróis”, finaliza Fernando Cruz.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x