24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo Salada Mista apresenta Império do Fogo Real

Grupo Salada Mista apresenta Império do Fogo Real

16/03/2013 13h00 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Grupo Salada Mista apresenta Império do Fogo Real

O grupo de teatro Salada Mista chega ao Sesc neste sábado, 16, apresentando ao público infantil o espetáculo “O Incrível Exército dos Fósforos”, onde o elenco cria um espaço lúdico de comunicação com as crianças de forma divertida regado a músicas originais e poesia. O texto e direção são de Cristiane Urbinatti. Será a partir das 16h.

 

O Incrível Exército dos Fósforos conta a história do “Império do Fogo Real”, atacado por tropas do “Império Lunar” que traz a escuridão para o povoado de cristal. Os membros do exército dos fósforos Luminus são os únicos que podem ajudar, mas será que eles terão força e sabedoria para enfrentar a tormenta? Para isso devem aprender a trabalhar com inteligência e é chegada a hora do treinamento final.

“Trata-se de uma peça que busca entreter, divertir e ainda assim estimular a criança à imaginação e ao conhecimento, todas as charadas e brincadeiras envolvem equações matemáticas, língua portuguesa e referências mitológicas, brincando eles entram em contato com esses personagens fantásticos. Além disso, procura agregar valores positivos como a inclusão social”, afirma a atriz e diretora teatral, Cristiane Urbinatti.

A diretora conta que durante todo o processo de criação do espetáculo a ideia foi abordar o aprendizado de um ser que em busca do conhecimento passa por situações onde vive e a partir daí coloca em prática todo o aprendizado adquirido e ainda propaga sua sabedoria para os demais. Sendo assim, um grande aprendizado para o público infantil.

“O foco principal era construir a trajetória de um personagem e sua saga para adquirir o conhecimento necessário para conquistar suas metas, sabendo que este percurso apresenta sempre desafios que devem ser ultrapassados. Estudamos a forma como alguns pensadores da educação e da filosofia como Piaget e Merleau-Ponty que defendem o aprendizado pela fenomenologia, que acontece através de uma experiência real e vivida em seu ambiente social e sentida por seu organismo primeiramente, para depois desenvolver sua inteligência”, diz Cristiane.

Ela completa: “Pensando em como colocar isso numa linguagem acessível para o entendimento da criança, buscamos referências cênicas e literárias transformando tudo numa grande brincadeira e assim surgiu o texto da peça infantil que representa um trecho épico na vida de Fosforito, um filho de comerciante que quer fazer parte do exército Luminus. Sua vontade é tão forte que ingenuamente vai aceitando todos os desafios propostos e com seu raciocínio vai solucionando charadas até conquistar o objetivo final”.

A concepção desta história envolve principalmente o pensamento em maneiras divertidas de fazer a criança sentir prazer no estudo e aprendizagem, inserindo todo esse objetivo na história e não independente dela.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x