19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo teatral participa de mostra do Projeto Ademar Guerra

Grupo teatral participa de mostra do Projeto Ademar Guerra

07/11/2011 22h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Grupo teatral participa de mostra do Projeto Ademar Guerra

O grupo de teatro são-carlense Preto no Branco participa no próximo final de semana de uma Mostra de Teatro em Araraquara realizada pelo Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Este evento está programado para ser realizado nos dias 12 e 13 de novembro, das 16h às 19h. A programação tem oficinas e apresentação de espetáculos.

O Preto no Branco apresentará o projeto Nozeróis, que consiste em uma pesquisa prática que aborda a trajetória do herói. A pesquisa tem influências como: causos da cidade, tragédias gregas, definições Junguianas de Herói, Grande Mãe, Arquétipo, entre outras, assim como peças de grandes dramaturgos como Brecht e Lorca.

“O Grupo Preto no Branco levará ao evento um compartilhamento do processo de trabalho e estudo acerca do tema Heroísmo. Apresentaremos algumas cenas que fazem parte da nossa trajetória. Disponibilizaremos também materiais de pesquisa, nossos cadernos de anotações, enfim, abriremos as portas do nosso trabalho para receber a troca artística dos presentes”, afirma o diretor do grupo, Fernando Cruz.

Objetivo da mostra é promover o compartilhamento dos grupos, valorizando o diálogo entre os atores, suas referências e características particulares, desde o espaço físico até o repertório. Dessa forma, o Projeto Ademar Guerra propõe orientações que têm por objetivo ajudar os grupos a escolher caminhos no universo de uma obra em processo.

A história do grupo Preto no Branco está diretamente ligada ao Projeto Ademar Guerra, pois em 2009 eles participaram do edital deste projeto e foram contemplados. Este é o terceiro ano consecutivo que o grupo recebe orientação artística pelo projeto através de Fabiano Lodi. 

“Temos uma grande expectativa de público nesse evento. Grupos de teatro de Araraquara e região, além de apresentarem seus espetáculos e procedimentos, estarão presentes nas oficinas. Além do público em geral, já que os artistas/professores são renomados e possuem grande trajetória no teatro nacional”, comenta Cruz.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

“Os grupos se encontram, isso é muito importante. Como diz uma grande artista, Marcília Rosário: ‘o teatro é a arte do encontro’. É nesse momento que trocamos experiências, aprendemos com o outro e fortalecemos os laços de amizade”, finaliza o diretor do Preto no Branco.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x