19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Livro sobre violência nas escolas é lançado em São Carlos

Livro sobre violência nas escolas é lançado em São Carlos

15/04/2014 13h04 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Livro sobre violência nas escolas é lançado em São Carlos

As situações de provocações dos estudantes a funcionários, agressões físicas e verbais entre colegas e total desinteresse para aprender são frequentes e despertam variadas reações de educadores. Para todos os interessados em enfrentar o problema da violência e construir relações interpessoais adequadas ao âmbito escolar, amanhã, dia 16 de abril, acontece o lançamento do livro “Violência Nota Zero: Como aprimorar as relações na escola”, publicado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar). A obra é organizada pela professora Lúcia Willians, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade, em parceria com Ana Carina Stelko-Pereira, docente da Universidade Estadual do Ceará.

 

Temáticas como Direitos Humanos, Cultura de Paz, desenvolvimento infantil, redes sociais e comportamento moral são abordadas na obra. Formado por capítulos com textos teóricos que apresentam temas essenciais para uma intervenção adequada ao enfrentamento da violência escolar, o livro explica o que vem a ser violência na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e preveni-la. O livro também colabora com educadores no sentido de ajudar a descobrir se as estratégias que já são utilizadas são eficientes e que alterações podem potencializar suas conquistas.

Também são descritas estratégias de prevenção da violência na escola como um todo, em sala de aula, a alunos específicos, a profissionais da escola e a familiares de alunos, a fim de se construir um ambiente de paz. Todos os capítulos compreendem atividades a serem realizadas em sala de aula, em reuniões de trabalho com outros funcionários da escola ou no contato com os pais.

 

O lançamento da obra ocorre às 20 horas, no Espaço de Convivência do Senac São Carlos, localizado na rua Episcopal, 700. Inicialmente será apresentado o vídeo “Viver os direitos humanos nas escolas”, elaborado pelas autoras em parceria com o Senac, seguido do lançamento do livro. Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x