24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Maestro de Barra Mansa rege a orquestra USP-Filarmônica na próxima semana

Maestro de Barra Mansa rege a orquestra USP-Filarmônica na próxima semana

22/06/2019 09h28 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Maestro de Barra Mansa rege a orquestra USP-Filarmônica na próxima semana

A USP-Filarmônica, orquestra jovem de alunos do Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto, recebe, no mês de junho, o maestro convidado Vantoil de Souza Junior, coordenador do projeto Música nas Escolas de Barra Mansa e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Apresentação acontece na próxima quarta-feira, dia 26 de junho, às 20h30, no Teatro Florestan Fernandes – UFSCar, com entrada gratuita.
Mestre em música pela EM-UFRJ, o maestro Vantoil de Souza Junior rege Concerto para Fagote e Orquestra (2004), de Liduino Pitombeira (*Russas, 1962), com seus três movimentos: Patativa do Assaré, Quarup e Choro. A obra terá participação do fagotista Jeferson Souza, mestre em música pela EM-UFRJ como solista convidado. A noite conta ainda com a íntegra do Concierto de Aranjuez para violão e orquestra, de Joaquín Rodrigo Virde (Sagunto, 1901 – Madrid, 1999), com três movimentos, e participação do solista de violão André Eiva Pfeiffer (aluno de graduação da FFCLRP-USP). Para encerrar o concerto, a obraMourão (Ca. 1950), de César Guerra-Peixe (Petrópolis, 1914 – Rio de Janeiro, 1993), com novas partes de sopros e percussão por Rubens Russomanno Ricciardi.
As séries de Concertos da USP-Filarmônica são realizadas pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP de São Carlos e oIQSC-USP (Instituto de Química de São Carlos). Informações pelo telefone (16) 3371-4339
Jeferson Souza – fagote
Mestre em música e bacharel em fagote pela EM-U FRJ, aluno de Aloysio Fagerlande. Integrou as orquestras sinfônicas de Barra Mansa e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi aluno de intercâmbio na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha, aluno de David Tomas-Realp. Já foi músico convidado da OSB, Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e OSESP. Atualmente é fagotista do Quinteto Lorenzo Fernandez e da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, em Niterói.
André Eiva Pfeiffer – violão
Natural de Santos, é aluno de graduação de Gustavo Silveira Costa pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se como solista da USP-Filarmônica, neste concerto, por conta de seus méritos artísticos e acadêmicos, indicado pelo conjunto de professores do Conselho da USP-Filarmônica.
Vantoil de Souza – maestro convidado
Graduado em direito e em música pelo Centro Universitário de Barra Mansa, é também mestre em música pela EM-UFRJ. Atuou como contrabaixista na Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Goiânia e na Orquestra da UFG. Estreou nos Estados Unidos, regendo concerto dedicado à música latina, no Carnegie Hall, em Nova York. Pesquisador em educação musical, coordena projetos para escolas brasileiras e coordena o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, que atende mais de 22 mil alunos, em 72 unidades educacionais do município e cinco unidades do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é secretario municipal de Educação de Barra Mansa. É também fundador e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, da qual é o maestro principal.
Serviço
123º Concerto da USP-Filarmônica / São Carlos
Data: 26/06
Horário: 20h30
Local: Teatro Florestan Fernandes, UFSCar São Carlos
Rodovia Washington Luiz, km 235
Entrada gratuita

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x