24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Marco Bala lança Almanaque de São Carlos III

Marco Bala lança Almanaque de São Carlos III

14/11/2012 11h57 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Marco Bala lança Almanaque de São Carlos III

Acontece nesta quarta-feira, 14, o lançamento do livro de Marco Antônio Leite Brandão “Almanaque de São Carlos III: Tempos de Caaso”, às 19h, no Salão do Caaso.

O autor Marco Bala, como é conhecido, conta que “Almanaque de São Carlos III: Tempos de Caaso” procura celebrar dois eventos absolutamente singulares da história cultural de São Carlos: os 150 anos (1862-2012) do Teatro Amador e os 60 anos (1953-2013) da USP (17/4) & Caaso (22/4).

Ele espera que o lançamento do livro estimule a celebração dos 60 anos da USP & Caaso, com a organização de uma grande programação, não apenas um evento. “Hoje, com a internet, e possível empreender uma grande articulação. O que tenho publicado é essencialmente memorialístico. Somando-se os conteúdos dos livros o leitor pode conferir uma leitura sobre São Carlos”, fala o autor.

“Em 1862 os Pioneiros Amadores da Ribalta montam ‘O Caipira Logrado’, com direção de Francisco Bittencourt, inaugurando uma página de escola da história cultural de São Carlos. Dentre as personalidades deste palco sesquicentenário: Américo Penna, Gama e Silva, Luigi Cobianchi (comunidade italiana) ainda no século XIX. Nas seis primeiras décadas do século XX o esforço notável foi de Francico Marmorato, João Oliveira Jr. e Vicente de Camargo, o que é certamente um marco para a história do Teatro Amador em São Paulo e no Brasil”, conta. “Nos anos 60, a personalidade luminosa de Névio Dias (funcionário da USP) e organiza a FETAC – Federação de Teatro Amador do Centro do Estado e dá início a diversos grupos teatrais, cujas memórias constituem-se em bibliografia obrigatória para quem se aventurar a levantar a história do Teatro Amador em São Paulo e também o Teatro Amador com raízes no Campus da USP. Desde o lançamento das “Memórias – o teatro amador no contexto cultural de São Carlos” vinha discutindo com Névio Dias uma estratégia para celebrar essas grandes efemérides”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x