19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Memorial da América Latina retoma clube de leitura com o tema “Mulheres Contam”

Memorial da América Latina retoma clube de leitura com o tema “Mulheres Contam”

‘Ler a América Latina’ tem início no próximo dia 13 de março

02/03/2021 14h33 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Memorial da América Latina retoma clube de leitura com o tema “Mulheres Contam” Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

O Memorial da América Latina reiniciará o Clube de Leitura Ler a América Latina. Neste ano, o tema será “Mulheres contam” e a edição terá uma novidade: a participação das autoras. A cada encontro, as escritoras falarão sobre os seus trabalhos e, na sequência, haverá uma roda de conversa virtual. O primeiro evento deste ano acontece no próximo dia 13 de março, às 14h, com a escritora boliviana Giovanna Rivero.

Com objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre literatura latino-americana, o clube terá quatro encontros neste primeiro semestre, sempre aos sábados, com curadoria do CBEAL e das editoras convidadas, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30, com exceção da primeira conversa, que acontecerá às 14h. Todos os contos selecionados para o projeto estarão disponíveis para download.

No primeiro encontro, Giovanna Rivero apresentará o conto “Peixe, tartaruga, urubu” e também fará o lançamento do livro Terra fresca da sua tumba. A publicação em português marca a estreia da autora no Brasil, numa parceria entre as editoras Incompleta e Jandaíra. A edição já foi lançada na Argentina, Bolívia e Espanha. Alguns contos foram traduzidos para o italiano e incluídos em Ricomporre amorevoli Scheletri.

No dia 10 de abril, será a vez da autora Gabriela Aguerre (Uruguai-Brasil) falar sobre seu conto “Once upon in a blue moon”, publicado na revista ‘Puñado 6-B’ em 2019. Em maio (15), a conversa será com Monique Malcher (Brasil) sobre o conto “Suas sandálias me cabem? ”. O último encontro apresenta os três minicontos “Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho sai da toca”, de Ana Brêtas (Brasil), inspirados em brincadeiras infantis tradicionais.

O link para acessar a plataforma será enviado aos participantes por e-mail 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, no link https://bit.ly/3b88gbN.

A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: ““Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Programação completa

13 de março
“Peixe, tartaruga, urubu”, com Giovanna Rivero (Bolívia)

10 de abril
“Once upon in a blue moon”, com Gabriela Aguerre (Uruguai~Brasil)

15 de maio
“Suas sandálias me cabem? ”, com Monique Malcher (Brasil)

12 de junho
“Jogo da Velha”, “Casinha” e “Coelho sai da toca”, com Ana Brêtas (Brasil).

Serviço

Clube de Leitura Ler a América Latina

Dias 13/3, às 14h

Dias 10/4, 15/5 e 12/6, às 10h

Plataforma: Zoom (link enviado 15 minutos antes de cada encontro)

Inscrições: https://bit.ly/3b88gbN

Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x