25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Minha Mãe é uma Peça 3” é o 6º filme nacional mais visto da história

“Minha Mãe é uma Peça 3” é o 6º filme nacional mais visto da história

24/01/2020 00h04 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
“Minha Mãe é uma Peça 3” é o 6º filme nacional mais visto da história Fotos: Divulgação

Palmas à Dona Hermínia que conseguiu vender cerca de 8 milhões de ingressos nas primeiras quatro semanas do filme “Minha Mãe é Uma Peça 3”, segundo a Agência Comscore, e se junta as maiores bilheterias do cinema nacional.
O filme está em cartaz nos cines São Carlos e Iguatemi, confira a programação abaixo.
A continuação da franquia idealizada por Paulo Gustavo, que interpreta a protagonista, possui como roteiristas, além do próprio humorista, Fil Braz e Susana Garcia – esta, que também dirige o filme.
Dona Hermínia precisa se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Marcelina está grávida e Juliano vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca. Para completar as confusões, Carlos Alberto, seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.
A arrecadação coloca a obra no sexto lugar entre os filmes brasileiros, posição ainda atrás do seu antecessor, “Minha Mãe é uma Peça 2”. Confira abaixo as maiores bilheterias nacionais:
Nada a Perder (2018)
Os Dez Mandamentos – O Filme (2016)
Tropa de Elite 2 (2010)
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Minha Mãe é uma Peça 2 (2016)
Minha Mãe é uma Peça 3 (2019)
Um adendo sobre o ranking: Vale lembrar que as bilheterias dos filmes “Nada a Perder” e “Os Dez Mandamentos”, ambos do Bispo Edir Macedo, são questionadas por sua posição no ranking (1º e 2º lugar) devido ao fato de a Igreja Universal ter comprado maior parte dos ingressos e distribuídos aos fieis de suas igrejas de graça. A maioria nem vai assistir e vários repórteres já registraram sessões absolutamente vazias acontecendo em cinemas de todo o Brasil.
Dona Hermínia é libertária sem escandalizar famílias
Personagem de Paulo Gustavo brilha em ‘MInha Mãe É Uma Peça 3’
Luiz Zanin Oricchio, O Estado de S.Paulo
Quem poderia supor que essa mãe desbocada, com bóbis no cabelo, marcaria com sua irreverência a já meio cansada comédia nacional?
Talvez uma primeira aproximação esteja nesse termo, “irreverência”. Há exceções, por sorte, mas os filmes em particular, e as obras artísticas em geral, parecem sofrer o peso dos tempos. Fica difícil fazer humor cáustico sem que algum grupo se sinta ofendido. E fazer humor comportado é a mesma coisa que não fazer humor.
De maneira mais ou menos sutil, as pressões por um humor “mais conveniente” se generalizam. Junto com o necessário respeito aos grupos já discriminados, vão-se embora a espontaneidade e o arrojo. Nesse sentido, Dona Hermínia parece um sopro de liberdade. Num mundo em que toda palavra precisa ser medida para evitar reações e punições nas redes sociais, Dona Hermínia parece dizer o que lhe vem à cabeça. E não precisa ofender ninguém para ser engraçada e assumir uma posição libertária.
Nas salas de cinema, dá para ver como a plateia reage e se diverte com a fala ligeira e desconcertante de Dona Hermínia. O roteiro é elaborado e os diálogos são reescritos várias vezes – mas o resultado passa espontaneidade, raciocínio veloz, respostas na ponta da língua. Paulo Gustavo usa essa técnica de falar bem rápido, de modo que o espectador fique enganchado no diálogo, sem tempo para se distanciar. Domingos Oliveira fazia a mesma coisa.
Essa, a forma. O conteúdo é progressista, o que nem sempre ocorre com a comédia. O “humor” racista, homofóbico, misógino, que debocha de pobres e grupos frágeis é apenas reacionário. Tem por efeito reforçar a estrutura injusta da sociedade e ridicularizar quem a ela se opõe.
O humor libertário é inclusivo. Questiona preconceitos e abre a cabeça do público para aquilo que é diferente dele. Esse, o mérito de Dona Hermínia: num tempo careta, é progressista e põe em xeque preconceitos – sem escandalizar a facilmente escandalizável família brasileira. Afinal, mãe é mãe e merece respeito.
Programação
Cine São Carlos com sessões as quintas, sextas e terças às 16h30 e sábados, domingos, segundas e quarta às 21h30.
Cine Iguatemi com sessões diárias às 19h30e 21h45.
Nada a Perder
A trajetória do bispo evangélico Edir Macedo, empresário, fundador e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record TV.
Data de lançamento: 29 de março de 2018 (Brasil)
Direção: Alexandre Avancini
Os Dez Mandamentos – O Filme
A adaptação cinematográfica é baseada na Bíblia e na novela homônima da Rede Record. O filme conta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a história de Moisés, desde o seu nascimento até sua velhice.
Data de lançamento: 28 de janeiro de 2016 (Brasil)
Direção: Alexandre Avancini
Tropa de Elite 2
O Capitão Nascimento, agora mais experiente, trabalha como sub-secretário de Inteligência na secretaria de Segurança do Rio de Janeiro.
Data de lançamento: 8 de outubro de 2010 (Brasil)
Direção: José Padilha
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Dona Flor se casa com Vadinho, que é muito bonito e apaixonado, mas não lhe oferece muito. Vadinho morre repentinamente e Dona Flor começa a sentir falta do casamento.
Data de lançamento: 22 de novembro de 1976 (mundial)
Direção: Bruno Barreto
Minha Mãe é uma Peça 2
Dona Hermínia passa a apresentar um bem-sucedido programa de TV e fica rica. Porém, ela vai ter que lidar com o lar vazio, pois Juliano e Marcelina resolveram sair de casa. Para balancear, Garib, o primogênito, chega com o neto.
Data de lançamento: 6 de dezembro de 2016 (Brasil)
Direção: César Rodrigues
Minha Mãe é uma Peça 3
Dona Hermínia precisa se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Marcelina está grávida e Juliano vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca. Para completar as confusões, Carlos Alberto, seu ex-marido, que esteve sempre por perto.
Data de lançamento: 26 de dezembro de 2019 (Brasil)
Direção: Susana Garcia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x