25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ministro da inauguração do Museu Mário Tolentino

Ministro da inauguração do Museu Mário Tolentino

11/04/2012 12h21 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ministro da inauguração do Museu Mário Tolentino

Neste sábado, 14, às 10h, na Praça Coronel Salles, a Prefeitura inaugura o Museu da Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino”, evento que contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

 

O espaço, com experimentos que ocupam uma área de1.200 m², simboliza mais uma fonte de cultura e conhecimentoem São Carlosdisponível à população.

A estrutura contará também com um auditório com capacidade para 60 pessoas, que poderá ser usado para orientações, palestras e mostras, como um meio de interação entre os profissionais da área de tecnologia e os alunos.

O Museu terá ainda 130 experimentos científicos que poderão ser visitados pela população com acompanhamento de monitores.

O prefeito Oswaldo Barba aponta que vários programas da Prefeitura incentivam a cultura e a história de São Carlos como o Centro de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos e o Projeto Percursos que resgatam a história da cidade e a cultura nacional. “Agora teremos o Museu Mário Tolentino que irá incentivar o interesse, especialmente de crianças e jovens, aos temas ligados à tecnologia e área das ciências exatas. A intenção da Prefeitura é que os alunos das redes pública e privada tenham a oportunidade de ter aulas práticas de física, química e matemática no local”, finalizou Barba.

 

VISITAS – No início de março o prefeito Oswaldo Barba, acompanhado do deputado federal Newton Lima, e dos secretários Antônio Carlos Thobias Júnior (Ciência e Tecnologia) e Lourdes Moraes (Educação), apresentou as instalações do Museu, ainda em obras na ocasião, ao secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), Luiz Antônio Elias e para o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.

Na ocasião o secretário-executivo do MCT elogiou as instalações do museu e disse que a cidade terá um dos mais bem montados museus de ciência e tecnologia.

O projeto para criação do museu surgiu na administração do ex-prefeito Newton Lima, em2007. APrefeitura trabalhou em várias frentes para concretizar o projeto, como reservar o espaço físico, captar recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (valor global do projeto: R$ 790 mil, incluindo contrapartida da Prefeitura), trabalhar pela liberação dos recursos, abrir processos licitatórios para compras dos equipamentos, executar obras físicas, receber equipamentos, treinar monitores que vão trabalhar no espaço, entre outras ações.

O Museu da Ciência e Tecnologia “Mário Tolentino” está localizado no subsolo da Praça Coronel Salles, no centro da cidade.


Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Luis
Luis
12 anos atrás

Seria muito legal se explicasse o porque de ser chamado Mario Tolentino.
Afinal se estamos homenageando alguém que se divulgue sua importância.

att,

faw.com.ru
faw.com.ru
11 anos atrás

Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
Post interessante!
3501396-4E

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x