25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Morte de John Lennon completa 32 anos

Morte de John Lennon completa 32 anos

08/12/2012 11h10 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Morte de John Lennon completa 32 anos

Exatamente 32 anos atrás o ex-Beatle John Lennon foi morto a tiros por Mark David Chapman na porta do prédio onde morava, em 8 de dezembro de 1980. Lennon tinha 40 anos de idade e seu assassino cumpre prisão perpétua. O fato é que mesmo depois de tantos anos de sua morte, o músico continua sendo aclamado por uma legião fãs sendo considerado uma lenda da música mundial.

Para o professor em educação musical da UFSCar, Fernando Galizia, John Lennon ficou eternizado devido à grande influencia que teve sobre os jovens da época de 1960 já que hoje muitos estão vivos e continuam a propagar seu nome e também por suas mensagens pacifistas que pregavam uma maneira diferente de olhar o mundo.

“Além do alcance que os Beatles tiveram na época e a influencia que exerceram sobre os fãs e em outras bandas que foram surgindo ao longo do tempo, em uma segunda fase, a banda começou a fazer certos experimentalismos com a música, algo inovador para a época, ou seja, ao mesmo tempo em que faziam músicas comerciais também fazia músicas de vanguarda, o que lhes deu ainda mais notoriedade. Outra questão foi o engajamento político que John Lennon tinha suas exposições públicas e suas atitudes ativistas”.

“Acredito que o fato dele ter tido uma morte tão repentina e chocante também contribuiu para que ele fosse eternizado pelas pessoas”, aponta Fernando Galizia.

De acordo com Carlos Tiossi, membro da banda cover Beatles One intérprete do guitarrista George Harrison, os Beatles musicalmente revolucionaram o mundo musical e especialmente John Lennon que tinha o talento de compor canções capazes de tocar pessoas do mundo todo.

“John teve uma imensa influencia na música e para a juventude da década de 60, tanto que influenciou as grandes bandas da atualidade como U2 e Coldplay. Sua morte foi uma surpresa para todos já que na época a expectativa das pessoas era para que a banda voltasse a tocar junta. Ninguém queria que a banda tivesse acabado e quando John morreu essa esperança de vê-los juntos novamente, acabou”.

Em 2008, John Lennon foi considerado o 5º melhor cantor e o 55º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Ainda hoje os discos em vinil, CDs e DVDs dos Beatles continuam a serem procurados em lojas especializadas com o detalhe de que os preços nunca abaixam. Sérgio Piovesan, proprietário de loja de discos que trabalha há mais de 50 anos com as obras da banda britânica fala sobre o fenômeno. 

“Posso dizer que a música se divide em duas partes, antes e depois dos Beatles. Todo grande artista com o potencial e carisma de John Lennon nunca morre de fato. Os discos de John Lennon continuam sendo vendidos e os valores variam de acordo com o grau de dificuldade de serem encontrados no mercado”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x