20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Música traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental

Música traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental

20/03/2012 16h50 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Música traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental

O estudo da música na vida das pessoas seja qual for a idade traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Não restam dúvidas que a música é uma manifestação tão antiga quanto o homem. As primeiras referências humanas a ela foram obtidas de inscrições em pedra ou gravuras de instrumentos musicais em esculturas, paredes de caverna e monumentos paleolíticos.

Para a professora de canto Kelly Agnes, a música e as emoções são coisas que caminham juntas, através dela as pessoas podem ter sensações de bem estar e alivio de sentimentos ruins e estresse que se acumulam durante o dia-a-dia. “Estudar música vai muito além da parte técnica, ela traz sensações de bem estar, pois é algo agradável e divertido; e ao mesmo tempo em que exige estudo, também é prazeroso. Ela interfere na vida pessoal, a partir do momento que uma pessoa é extremamente tímida, através das aulas de música, percebe-se que muitos alunos se tornam mais sociáveis e comunicativos. Além de adquirirem capacidade de soltar emoções. Inclusive muitos psicólogos e psiquiatras indicam aos seus pacientes que iniciem aulas de música para tratamentos em diversos distúrbios psicológicos”, fala a professora.

“Já na parte física, a música estimula a memória, trabalha o ouvido, ajuda na coordenação motora, respiração, recupera movimentos da articulação e trabalha diversos músculos. Quem faz canto, por exemplo, precisa fazer um exercício chamado respiração diafragmática, que é capaz de provocar redução dos níveis de ansiedade, diminuição da pressão arterial e freqüência cardíaca, além de modificações nos níveis de cortisol e adrenalina no sangue”, diz Kelly.

O estudante Francisco Ribeiro diz que começou estudar música aos seis anos e não parou mais. “Meus pais me colocaram na música bem cedo, e para mim é um hobby, os benefícios que adquiri na infância, levarei para o resto da vida. Já fiz bateria, e hoje estudo piano e canto. Sinto uma sensação incrível em tocar um instrumento”.

Ela afirma que estudar música é para qualquer idade, para a criança e o adolescente que está com suas faculdades físicas e mentais em formação, para aquele mais maduro, que precisa expandir seus horizontes físicos e mentais, e para a terceira idade, que pode agregar mais qualidade de vida numa atividade prazerosa e fisicamente benéfica. “A criança pode começar ter contato com música desde bebê, porém para ela conseguir dominar um instrumento por volta dos seis ou sete anos é uma idade boa para começar, e aí não há limites, tenho alunos de até 80 anos de idade”, finaliza Kelly.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x