25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Musicistas gravam clássicos para a série #fiqueemcasa

Musicistas gravam clássicos para a série #fiqueemcasa

01/04/2020 07h05 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Musicistas gravam clássicos para a série #fiqueemcasa Foto: Reprodução

Bach, Beatles, Villa Lobos, Vivaldi e outros estão entre as peças, gravadas por grandes nomes como a pianista Clara Sverner e a soprano Marli Montoni e jovens revelações

Estimulando o auto isolamento, mais de 20 artistas estão produzindo, de suas casas e com seus celulares, pequenos vídeos para os perfis da série Concertos Cripta (que interrompeu temporariamente suas atividades por conta da epidemia do Covid-19).
“Pensando em estimular as pessoas a ficarem em casa nesse momento, dando exemplo, alento e um entretenimento de alta qualidade ao público, tivemos a ideia de estimular os artistas que já tocaram na série e convidados a mostrarem em vídeos a música que estão fazendo em suas residências nesses dias”, afirma Camilo Cassoli, diretor do Concertos Cripta.
Os vídeos são realizados de forma voluntária e veiculados nas redes sociais do projeto. O primeiro foi com o Duo Ribeiro, que une o pai Alexandre Ribeiro e seu filho Gabriel Ribeiro, que tem 9 anos. Eles tocaram Blackbird (John Lennon / Paul McCartney), na teorba (um instrumento do século XVI) e violão.
Em seguida, a consagrada pianista Clara Sverner enviou um vídeo direto de seu sítio no interior do Rio de Janeiro. Lá está o primeiro piano que teve na vida (ganhou aos 5 anos, em 1942). No instrumento, Sverner tocou “Atraente”, de Chiquinha Gonzaga.
Na sequência, foram publicados os vídeos da soprano Marli Montone e do violonista Alessandro Penezzi. Montoni apresentou (de sua casa, no bairro da Mooca) “Bachiana número 5” (de Heitor Villa Lobos). Ela estava para estrear no papel da opera AIDA, no Teatro Municipal de São Paulo, que teve a temporada também suspensa. Penezzi, que é um dos principais violonistas atuais do Brasil, tocou “Be-A-Baden”, composição sua em homenagem a Baden Powell.
“Nossa ideia é postar entre um a dois vídeos diariamente nas próximas semanas. “Pretendemos reforçar a importância de todos permanecerem em suas casas o máximo que puderem, transmitindo ao público o lindo trabalho desses artistas, emanando emoções positivas nesse momento difícil”, complementa Camilo Cassoli.
Paulo Santoro e Ricardo Santoro,imãos que compõem o Duo Santoro, tocam “The Godfather Waltz”, o marcante tema composto pelo italiano Nino Rota para o filme dirigido por Francis Ford Coppola em 1972.
Paulo e Ricardo fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1986 e da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 1989. Já se apresentaram como solistas à frente de várias orquestras, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos.
Todos os vídeos são compartilhados nas redes sociais do projeto www.instagram.com/concertoscripta
www.facebook.com/concertoscripta
www.youtube.com/concertoscripta
Conheça a série Concertos Cripta
A série de Concertos Cripta teve início em julho de 2019, com concertos gratuitos semanais em diversos espaços da Catedral da Sé, em São Paulo. Relacionando aspectos históricos do edifício, da cidade e dos povos de São Paulo com repertórios bastante diversos, já apresentou 30 atrações, dentre elas: Laércio de Freitas, Clara Sverner, Chico Brown, Coro Sinfônico de Goiania, Le Nuove Musiche, Fernandinho BeatBox, Celina Charlier, Coro da Aldeia Amba Verá, Pastoras do Rosário, Alessandro Penezzi, São Paulo Schola Cantorum e Mnemusik. Todos os concertos estão disponíveis para serem assistido na íntegra nos perfis da série no Youtube e Facebook.
Os primeiros 30 concertos da série (entre julho de 2019 e março de 2020) foram realizados dentro do projeto “Cem Anos da Cripta da Catedral da Sé”, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com o patrocínio: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp; apoio da Catedral da Sé e da Associação de Amigos da Catedral da Sé; realização: Estúdio Centro; Governo do Estado de São Paulo, a partir da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; Governo Federal, a partir da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x