4 de Dezembro de 2021

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ney Vilela define plano de ação

Ney Vilela define plano de ação

05/03/2013 12h32 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Ney Vilela define plano de ação

O coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, Ney Vilela, junto com os demais membros da Coordenadoria de Artes e Cultura, elaborou um plano de ação que foi submetido ao prefeito Paulo Altomani com relação às questões culturais de São Carlos em 2013. 

 

Segundo Ney, a ideia principal é manter todas as atividades que tiveram sucesso e público e que correspondem às necessidades dos munícipes nos anos anteriores, porém novos passos serão dados, como reformas de espaços e diversos eventos culturais.

“Em 2013, no que se refere ao espaço físico, a primeira coisa a ser realizada é a manutenção do Teatro Municipal de São Carlos que está com uma série de carências, inclusive no setor de segurança. Essas atividades são emergenciais e vamos fazê-las sem fechar o teatro, uma vez que aquele é um espaço muito importante para a vida cultural do município. Essas reformas demandarão recursos de aproximadamente R$ 400 mil”, informa.

“Temos também um prédio de pinacoteca que foi inaugurado no final do ano passado, mas que ainda estava no período de reformas. Estamos aguardando o final das reformas e colocaremos o equipamento necessário para que ela funcione. Também temos a necessidade de fazer um restauro nos quadros que estão em nosso acervo”.

Ney também enfatiza que nas dependências da Estação Cultura há um grande galpão que está precisando de reformas completas. O espaço foi entregue pelo governo federal para o município de São Carlos em outubro do ano passado e o projeto é que em cerca de dois anos, com o galpão reformado, aconteçam várias atividades formativas como ensaios de grupos de teatro, oficinas de artes, entre outras.

“Será um local para que tenhamos diversas atividades instrucionais nas áreas de dança, música, teatro, entre outros. Para encerrar os projetos do ponto de vista físico, vamos programar a construção do Parque das Artes nas proximidades do Parque Faber II, onde também há uma trilha ecológica”, diz Ney Vilela.

 

Novidade

Em 2013, São Carlos ganha grandes eventos culturais

De acordo com o coordenador de Artes e Cultura de São Carlos, Ney Vilela, do ponto de vista cultural, São Carlos receberá em 2013 dois grandes eventos culturais programados para julho. Trata-se do Festival Internacional de Música de Concerto e do Festival de Teatro.

 

“O Festival Internacional de Música contará com a presença de professores que darão cursos para estudantes de música de todo o estado de São Paulo na área de cordas. Vamos trazer pessoas da Europa, Estados Unidos, Argentina, entre outros países que apresentarão concertos. O evento será do dia 7 a 13 de julho e terá o apoio da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e do Sesc”.

Ney continua: “Já no Festival de Teatro, que será de 14 a 21 de julho, teremos a colaboração do Instituto de Artes Cênicas do Estado de São Paulo e da unidade Sesc de Rio Preto que vai nos ajudar a trazer os grupos de teatro que se apresentaram no Festival Internacional de Rio Preto. A ideia é que tanto o festival de música quanto o de teatro se tornem permanentes em nossa cidade”.

“São Carlos tem muito a ganhar com esses eventos de julho, uma vez que as pessoas que virão de fora irão movimentar a economia da cidade de modo geral. Outra questão é que além dos concertos que acontecerão à noite, os 200 alunos vindos de fora terão que realizar apresentações gratuitas em lugares como asilos, hospitais e praças em bairros periféricos para que recebam certificado. Com isso toda a cidade vai receber música de qualidade e vamos de fato democratizar a atividade cultural na cidade”, completa Ney Vilela.

Além dos festivais culturais, a Coordenadoria de Artes e Cultura pretende dar apoio a outras festas da cidade, oferecendo estruturação como palcos e arquibancadas como suporte. “Traremos alguns shows especiais para o Dia Internacional da Mulher, a Semana do Clima, o Dia do Trabalho e o aniversário da cidade. Por último e não menos importante, nós pretendemos realizar uma revitalização da atividade de audiovisual para que tenhamos atividades no segmento não só em São Carlos como nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia”, finaliza o coordenador de Artes e Cultura.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Leitor PP
Leitor PP
8 anos atrás

Eu gostaria de ver de volta os corais Multicanto e Bem-te-vi, que foram “encerrados” desde a nova administração.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
8 anos atrás

Só notícia inútil. Pagar as dívidas da prefeitura o povo não paga. Os pontos de cultura, o fundo municipal de cultura. Investir nos artistas da cidade muito menos. É um dos piores inícios de gestão na área da cultura que já vi na vida.

Carlos
Carlos
8 anos atrás

Esse Ney Vilela é o pior de todos! Pelo amor de Deus, tirem essa carai dai!

R.
R.
8 anos atrás

criticas com intencao de denegrir, sem fundamentos e anonimas:- sao m… sr, Carlos, Olhe para a sua vida q deve ser bem triste; como sao as msgs deixadas aqui.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x
()
x