24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Nicola Gonçalves faz exposição na Oficina Cultural

Nicola Gonçalves faz exposição na Oficina Cultural

09/03/2012 17h29 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Nicola Gonçalves faz exposição na Oficina Cultural

O conhecido marceneiro Nicola Gonçalves expõe madeiras em extinção na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, de 12 de março a 14 de abril. A exposição é constituída de três painéis de grandes dimensões, confeccionados com pequenos retângulos de várias madeiras de lei, que já não se encontram no comércio.

Nicola Gonçalves, ao longo de sua vida profissional – ele é proprietário da Serraria do Bonde, guardou retalhos de várias madeiras em que trabalhou e, pacientemente, montou os painéis para que as gerações futuras pudessem ter uma ideia da qualidade, cor, textura das várias madeiras. Nos painéis estão amostras de Aroeira, Angico Preto, Itaúba, Canafístula, Cedro, Imbúia, Cerejeira, e tantas outras que foram largamente usadas na construção civil, no mobiliário, no madeiramento e nos assoalhos das casas; ali estão também a Cabreúva, usada em postes, móveis e corrocerias; a Peroba Rosa, o Roxinho, e tantas outras como o nosso Pau Brasil, de tamanha importância na nossa história que deu seu nome à nossa Pátria.

Estudantes e o público de modo geral, encontrarão na exposição uma excelente fonte de informação a respeito de muitas árvores que constituíram as matas ciliares, a Mata Atlântica e a Amazônica.

Acompanha a exposição a ficha informativa de cada árvore com as respectivas ilustrações, dando os nomes populares, o nome científico, detalhes da frutificação, utilidades e algumas curiosidades.

Além de marceneiro, Nicola Gonçalves é um profícuo memorialista, tendo registrado em vários livros a vida urbana e rural de São Carlos, e de seus tipos populares. Nicola, com seu espírito aberto, não cobra nada por seus livros, oferece sempre de bom grato a quem se interessar.

A Exposição Madeiras em Extinção tem o apoio do ICACESP – Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, Núcleo de São Carlos, e da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda.

 

EXPOSIÇÃO MADEIRAS EM EXTINÇÃO

Painéis de Nicola Gonçalves

De 12 de março a 14 de abril de 2012

Horário de visitas: De segunda a sexta das 13h às 22h

Sábados das 13h às 18h.

Entrada franca

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x