26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Novas expectativas para artesanato em São Carlos

Novas expectativas para artesanato em São Carlos

24/01/2012 16h19 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Novas expectativas para artesanato em São Carlos

Os artesãos são-carlenses trabalharam firme na divulgação de seus trabalhos durante todo o ano de 2011. Para este ano, a ideia é aprimorar cada vez mais os produtos e dar continuidade às feiras mensais para a divulgação do material rico que a cidade oferece.

A associação cultural Unidos pela Arte (Uniarte) trabalha o artesanato como uma fonte de renda para os artesãos e, muitas vezes, não tem o devido reconhecimento do público.

Digenir Fugazza, responsável pela Uniarte, explica que o trabalho tem sido cada vez mais intensificado com o objetivo de estimular o interesse do público pelos trabalhos de artesãos da própria cidade.
Para ela, o ano de 2011 foi bom para o ramo do artesanato, porém pode e deve melhorar muito nos próximos anos. “Nós estamos trabalhando para isso. Queremos melhorar as formas de como a comunidade enxerga o artesanato. No entanto, o ano que passou foi ótimo porque vimos o quanto os profissionais são unidos pela mesma causa. Todos participaram de tudo até o fim”, fala Digenir. “A parte do artesão está consolidada aquiem São Carlos. Já temos procura de artesãos com vontade de se associar”, complementa.

Ela adianta que as feiras durante os segundos sábados de cada mês continuarão e terão novidades. “Nós iremos firmar a parceria com a Prefeitura para que tenha as atrações culturais e com o Pró-Memória, que auxilia na feira. Será feita uma programação em conjunto”, explica.

As feiras, normalmente, seguem a comemoração do mês, segundo Digenir. Um exemplo é a feira do mês de outubro, em que comemora o Dia das Crianças, os artesanatos são voltados para artigos infantis. “A primeira feira deve acontecer no mês de março e o tema será mulher”.

Digenir conta que a feira é aberta e conta com artesãos tanto da cidade quanto da região. “Tem gente da cidade, de Descalvado, Porto Ferreira, de todas as regiões. Eu acho que as pessoas precisam se convencer que aqui na cidade temos um artesanato muito bom. As feiras melhoraram muito a qualidade do artesanato. As pessoas ainda acham que produtos de artesanato só vêm de fora, como, por exemplo, aqueles artesanatos da praia. O nosso artesanato ainda não tem a cara da cidade, mas estamos buscando isso”, fala Digenir. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
sidinei antonio carvalho
sidinei antonio carvalho
12 anos atrás

Parabens Digenir pela luta em favor do artesanato. Moro em Rio Claro e tb faço artesanato, mas tenho que sair daqui para poder vender, pois em Rio Claro tudo é muito difícil, tenho esperança que nossa Secretaria de Turismo faça algo em prol dos artesãos, capacidade e competência para isso eles tem de sobra… Obrigado.

Digenir Chaves Fugazza
Digenir Chaves Fugazza
11 anos atrás

Sidinei

Temos recebido artesãos de varios municipios, Rio Claro, Descalvado, Itirapina e Araraquara. Mais nossa vida também não é facil. Temos lutado muito para fazer acontecer a “Feira da Estação Cultura”. Depois de 2 anos esta começando a melhorar o publico. Mais a luta continua, não podemos ficar dependendo do poder publico, temos que estar sempre correndo atrás.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x