24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Novas matrículas geram corrida ao Projeto Guri

Novas matrículas geram corrida ao Projeto Guri

19/06/2019 11h32 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Novas matrículas geram corrida ao Projeto Guri

Restam poucas vagas para os cursos do  Projeto Guri no Polo São Carlos.  As novas matrículas começaram a ser realizadas esta semana, mas a procura é grande. Até  a tarde de ontem, eram cerca de 20 vagas disponíveis.
O polo oferece aulas gratuitas de  violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo  acústico e elétrico, trombone, trompete, clarinete, saxofone, flauta tranversal, guitarra,  bateria, teclado, percussão, iniciação musical e canto coral.   Na região, estão sendo oferecidas mais de 900 vagas. 
Para participar, os interessados devem ter entre 6 e 18 anos e não precisam ter conhecimento prévio de música nem o  instrumento.  Também não é necessário realizar teste seletivo.
Com polos espalhados por todo o estado de São Paulo, o Projeto Guri esteve ameaçado de fechamento há cerca de 3 meses, por conta do contingenciamento de recursos.  A notícia mobilizou a sociedade, que encampou a campanha “Fica Guri”. Na unidade de São Carlos não faltam exemplos de que  o projeto traz impacto positivo na vida e na formação do cidadão. Recém-formada em música pela Universidade Federal de São
Carlos (UFSCar) a educadora Alaíde Nunes, 22,  foi aluno do Projeto Guri dos 11 anos 15 anos, no polo da cidade de Jales.  Segundo ela, a música a ajudou a ter mais concentração.  “ Percebi que para fazer direito aquilo que eu gostava eu não podia ficar dando atenção às outras coisas, portanto, eu tinha que me concentrar”, relata.
Hoje, trabalhando com o público de 6 a 18 anos em 3 disciplinas diferentes, ela acompanha a evolução de seus alunos, não apenas do ponto de vista técnico, mas de comportamento, já  que, como educadora, ela também trabalha atitudes e valores.  “ É curioso ver como eles chegam e como estão no final do semestre”, conta, destacando que na música trabalha-se também  o zelo pelo instrumento, a disciplina nos ensaios e a relação com o outro.
Resultados positivos também são observados pela dona-de-casa Aparecida Cano, mãe de um jovem de 15 anos que há cerca de 1 faz aulas de clarinete no Guri.  “ Ele ama e ficou muito mais tranquilo. Gosta muito mais daqui do que do outro curso que faz ligado à informática”, garante.
Alunas de percussão, as amigas Maria Eduarda Copete, 10, e  Erika Siqueira Marques, 11, também gostam  e recomendam o projeto. “Ajuda a ter um futuro bom”, garante Erika.
O polo do projeto Guri em São Carlos fica na rua Episcopal, 1611, no Centro, e atende pelo telefone 3413 6847.   O atendimento é feito das 8h às 11h e das  13h30 às 18h.  Para realizar a matrícula é necessário apresentar cópia e original do RG do aluno e seu responsável;  do comprovante de endereço além de declaração de  matrícula da escola original.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x