25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Núcleo Tusp abre novas inscrições

Núcleo Tusp abre novas inscrições

05/10/2012 12h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Núcleo Tusp abre novas inscrições

O NúcleoTusp de teatro de São Carlos da Usp acaba de abrir novas inscrições para o  Núcleo Tusp II com horário alternativo. Para se inscrever basta enviar nome, telefones, data de nascimento, RG, e-mail de contato e responder se possui ou não ligação com a universidade no e-mail [email protected] colocando o assunto como inscrição núcleo tusp – horário alternativo. O inicio será a partir do dia 8 de outubro das 10h às 13h às segundas-feiras no Centro Cultural da USP de São Carlos.

A nova turma foi aberta para atender aos pedidos dos interessados que não podem comparecer no horário noturno, que acontece às quintas-feiras às 19h. Os núcleos Tusp propiciam uma experiência estética que reflita a condição do homem na atualidade.

 “Convidamos ao núcleo pessoas também interessadas ou praticantes também de outras linguagens, além do teatro, como audiovisual, música, literatura, dança, entre outros, como forma de fazer um trabalho transdisciplinar. O Tusp está aberto a todos os interessados a partir de 18 anos”, diz a orientadora de arte dramática do Tusp, Cláudia Alves.

A expectativa do Núcleo Tusp é agregar a formação de todos e não só aos universitários participantes um olhar vivo e dinâmico para a própria realidade, que inclui a universidade.

 “Desejamos que a elaboração estética propicie um olhar mais sensível , mais tolerante pra o entorno. O exercício teatral coletivo nos solicita o debate, o embate, a escuta, a espera, a decisão, a vibração,a tolerância, o engajamento. Não se faz teatro sozinho, então é um bom exercício pra ser um cidadão melhor, sem dúvida”, afirma Cláudia.

De acordo com Cláudia Alves o Núcleo tem tomado um formato intervencionista, performático, com o intuito de ocupar a cidade de diversas formas, a partir de composições estéticas nos espaços públicos da cidade. A música tem entrado com muita força nas composições teatrais também.

 “Percebemos que os participantes do Núcleo demonstram um real desejo em debater a vida cotidiana são-carlense que de alguma forma representa a realidade da vida moderna, ou seja, a falta de tempo para o lazer e o prazer, as dificuldades na entrada ao mundo do trabalho, as relações pouco amorosas e tolerantes entre as pessoas. Ouvir as pessoas repensando a sua posição no mundo e propondo formas de organização que são tanto estéticas, quanto sociais, é um avanço possível no teatro e eu o vejo o tempo todo”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x