26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > O doce charme da “Suiça Brasileira”

O doce charme da “Suiça Brasileira”

18/04/2012 09h08 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
O doce charme da “Suiça Brasileira”

Conhecido como a “Suíça Brasileira”, Campos os do Jordão, fundado em 29 de abril de 1874, é um município localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. A cidade está a uma altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando-se a altitude da sede.

Sua população estimada, em 2004, era de 47.903 habitantes. Dista 173 km da cidade de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte. Sua principal via de acesso rodoviário é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que tem início em Taubaté, município localizado a 45 km da cidade.

Estância climática – Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal nomeação garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. O município também adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A cidade é conhecida como Suíça Brasileira, como estratégia de marketing e principalmente pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias, e pelo seu clima mais frio que a média nacional. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.

A economia de Campos do Jordão baseia-se no turismo, na indústria de confecção de malhas e de chocolate, no artesanato e na exploração de água mineral.

Seu clima é tropical de altitude, com verões suaves e invernos com temperaturas bastante baixas para os padrões brasileiros. Ocorrências de neve foram registradas em 1928, 1942, 1947 e em 1966, sendo a última vez em que foi registrada neve na cidade, segundo Paulo Filho, entre 1892 e 1897, era comum a cidade ser atingida por prolongadas nevascas. Geadas são comuns durante o inverno e a temperatura mínima absoluta foi de -7,3°C em 1º de junho de 1979, há relatos não oficiais de -12°C.

No final do século XIX fazendeiros identificaram “propriedades terapêuticas” no clima de Campos na época, uma vila. Na primeira metade do século passado acorriam a Campos do Jordão numerosos portadores da tuberculose, cuja cura naquela época era extremamente difícil. Muitos voltaram totalmente sãos. Nessa época a pequena cidade tinha pouca atividade turística concentrando-se muito mais na função terapêutica. Eram numerosos os sanatórios, públicos e privados ali instalados e grande o número de médicos tisiologistas.

Da análise dos dados referentes às temperaturas no período de 1965 à 1974, pode-se afirmar que o clima de montanha de Campos do Jordão é do tipo tropical temperado, não apresentando nebulosidade úmida, ventos constantes ou chuvas excessivas.

Quem já foi lá aprova. A agente de viagem paulistana Mylene Keiko esteve em Campos participando da Aviestur (Feira de Turismo do Interior Paulista) e dá sua opinião: “É uma cidade maravilhosa, se parece muito com a Europa e está dentro do Brasil. É show”. O publicitário Prisco D’Amico, que mora no Rio de Janeiro, disse que não se arrependeu de visitar o município. “É uma cidade ímpar com suas peculiaridades e muitas atrações”, ressalta.

O empresário João Ricardo Rampone, o “Johnny” da Agência Uirapuru de São Carlos, afirma que a decisão do presidente da Aviesp, William Périco, de manter a Aviestur em Campos em 2013, foi acertada. “É uma cidade maravilhosa e, por tudo o que a cidade oferece e pelo empenho a organização, garantem o sucesso da feira”.

Algumas das atrações do município

Teleférico – O embarque está situado no interior do Parque do Capivari, e através das cadeirinhas, o Teleférico da Estrada de Ferro leva o visitante até o topo do Morro do Elefante, onde pode-se curtir o belo visual do centrinho do Capivari e de quase todos os bairros de Campos do Jordão.

Horários de funcionamento:

Quinta e Sexta-feira: a partir das 13h00.

Sábados e Domingos: das 9h às 17h30.

O valor é de R$ 10,00 por viagem.

Mais informações:

Estrada de Ferro Campos do Jordão: (12) 3663-1350

Pico do Itapeva – Com mais de 2.035 metros de altitude quem chega ao Pico do Itapeva se depara com uma deslumbrante vista para mais de 15 cidades do Vale do Paraíba com visão nítida em dias de inverno. Nos dias frios as temperaturas mais baixas são registradas no pico, podendo chegar até -6°C. O turista ainda pode se deliciar com os doces e adquirir uma bela malha no comércio local, o comércio mais alto do Brasil.

Secretaria do Meio Ambiente (12) 3664-6233

Bondinho e Trem turístico – Sucesso permanente é o passeio de trem entre Campos do Jordão e Santo Antônio, este percurso leva até 2h30min pela maravilhosa Serra da Mantiqueira e há paradas como a do Alto do Lageado, é o ponto ferroviário mais alto do Brasil com 1743m altitude e a parada de Eugênio Lefreve já em Santo Antônio do Pinhal com vista para o Vale do Paraíba.

A E.F.C.J também disponibiliza de trens urbanos que faz o transporte de passageiros da cidade entre a estação Emílio Ribas no Capivari e São Cristóvão no início da cidade, este percurso tem duração de 1 hora com parada na estação da Abernéssia. Em julho o charme dos trilhos fica por conta da Maria-Fumaça, a centenária cruza a cidade todos os dias de julho levando o encantamento aos turista e a população.

E.F.C.J – Av. Emílio Ribas – Parque Turístico do Capivari

Estrada de Ferro Campos do Jordão: (12) 3663-1350

Gruta dos Crioulos – Coberta por uma pedra de 700 m² aproximadamente, a gruta constitui-se ponto turístico por ter abrigado no passado, em suas cavernas, escravos de fugidos das fazendas da região. Diz a lenda que em noites muito escuras dá para ouvir o barulho de gemidos e correntes balançando. À 8km do centro da cidade, o acesso dá-se pela Vila Jaguaribe seguindo o caminho da Pedra do Baú.

Festival de Inverno – O Festival de Campos do Jordão é realizado em julho pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Cultura, com direção artístico pedagógica da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo.

Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo.

Unidade de Formação Cultural (UFC) – Coordenador: Ana Flávia Souza Leite Mannrich

(11) 2627-8152

Economia

Turismo se fortalece e alavanca outros setores

Marco Rogério

O turismo constitui a maior fonte de renda de Campos do Jordão. Sua privilegiada localização, a uma distância relativamente pequena de três grandes capitais – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, garante-lhe uma freqüência apreciável de visitantes.

O turismo é também o maior responsável pelo desenvolvimento de Campos do Jordão em seus mais variados setores. Por isso, uma das principais metas de governo municipal tem sido incentivar a criação de novos espaços e promover eventos que fortaleçam, ainda mais, a base da economia local. No último fim de semana a cidade abrigou a Aviestur (Feira de Turismo do Interior Paulista), reunindo mais de 2.000 agentes de viagens para palestras, rodadas de negócios e participação nos estandes da feira. No final do mês será a vez do Festival Internacional de Cinema.

Comércio – O comércio jordanense se desenvolveu à margem e ao longo dos trilhos da Estação Ferroviária de Campos do Jordão. A Vila Abernéssia deteve a hegemonia do comércio jordanense, arrebatada à Vila Jaguaribe, passando a localizar-se na antiga Vila Nova, não somente o pólo comercial, como também o centro cívico e o administrativo de Campos de Jordão. Atualmente o principal centro comercial de Campos do Jordão é a Vila Capivari, que recebe anualmente em suas sofisticadas lojas a visita de milhões de turistas.

A Vila Abernéssia continua sendo o local onde estão concentrados bancos, supermercados, lojas, escritórios, o mercado municipal, empresas de serviço público, hospitais, escolas, centros médicos e odontológicos.

Indústria – Basicamente, a indústria jordanense lastreia-se, no turismo, atividade diversificado, complexa e polivalente. É a indústria de paz, sem chaminés. Os seus com a inauguração da Estação Ferroviária de Campos do Jordão, a partir de 1914. Anteriormente, o turismo era praticado, timidamente, dado que as vias de comunicação até então eram precárias. Na década dos anos 20 do Século XX, surge a indústria da construção civil, que adquire grande expressão econômica.

A indústria hoteleira é uma das melhores do país, decorrente do fluxo turístico e da demanda espantosa de veranistas e visitantes à Campos do Jordão, uns em busca de recreação, outros de repouso.

Com o desenvolvimento turístico de Campos do Jordão, iniciou-se o crescimento célebre de inúmeras e pequenas indústrias artesanais de “souvenirs” e lembranças para venda aos turistas, além da fabricação de excelentes doces e geléias em compotas, em escala industrial. Com grande êxito e aceitação no mercado, a partir dos anos 70, iniciou-se a fabricação de chocolates, da mais alta qualidade.

Outra indústria que adquiriu forças a partir dos anos 60, foi a de malharia, que encontrou grande mercado internos nos grandes centros, os quais absorvem atualmente grande parte da produção industrial.

O forte desenvolvimento da indústria jordanense de malhas, de alta qualidade, fez criar a I FEIMAR – Feira de Malharia e Artesanato, a partir de 1973. A malharia de Campos do Jordão é famosa em todo o país, pela sua alta qualidade, já ganhando até o mercado internacional.

Agricultura – O município registra 60% de solo tipo Campos do Jordão e 40% do tipo Massapé-Salmorão. O primeiro é de baixa fertilidade, permitindo agricultura onerosa, exceto nas partes baixas, o segundo, é de boa fertilidade. Daí resulta uma atividade agrícola, não muito satisfatória.

Na paisagem rural, verifica-se que a principal atividade é a fruticultura e silvicultura, esta última ocupando 60% da área do município. Os principais produtos de Campos do Jordão constituem-se de flores e folhagens, pêssegos, ameixas, nectarinas, castanhas, framboesas, amoras e hortaliças.

Pecuária – Verifica-se que parte do município abriga pastagens naturais e outras artificiais, embora existam também campos pobres e alguma floresta nativa, remanescente da Mata Atlântica. O sistema é extensivo com gado solto, exigindo pouca assistência. Os rebanhos mais importantes são formados por bovinos, eqüinos, muares e suínos.

Truticultura – As duzentas mil trutas lançadas nos rios de Campos do Jordão em 1966, se reproduziram bem e são hoje uma atração para pescadores de todas as regiões. A truta arco-íris conseguiu se adaptar bem aos rios jordanenses, tornando-se mais resistente e adaptada ao clima e às águas com menor teor de oxigênio (em comparação aos rios da América do Norte, de onde se origina). Em um ano, ela atinge 30cm de comprimento e 250g, e já pode ser pescada.

Os próximos eventos em Campos do Jordão

20/04/2012 – Congresso Bel Col

Informações: 20 a 22/04 – Congresso Brasileiro de Estética e Cosmetologia – Contato: www.congresso.belcol.com.br

Local: – Home Green Home

27/04/2012 – I Festival Internacional de Cinema

Informações: 27/04 a 05/05 – Festival Internacional de Cinema de Campos do Jordão – Contato: www.cinemaemcamposdojordao.com.br

Local: – Campos do Jordão Convention Center

10/05/2012 – 24º COTESP

Informações: 10 a 12/05 – Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo – Contato: www.cotesp2012.com.br

Local: Campos do Jordão Convention Center

16/05/2012 – 8º Congresso Paulista de Infectologia

Informações: 16 a 19/05 – Congresso Paulista de Infectologia – Contato: www.infectosp2012.com.br

Local: Campos do Jordão Convention Center

16/08/2012 – Gourmet & Vinhos

Informações: 16 a 19/08 – Evento enogastronômico com programação para os amantes de vinhos – Contato: (12) 3663-2166

Local: Orotour Garden Hotel

16/08/2012 – XXVI ENA

Informações: 16 a 18/08 – Encontro Nacional de Amizade (Rotary)

Local: Campos do Jordão Convention Center

26/09/2012 – 23º EESCON

Informações: 26 a 28/09 – Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Contato: http://www.sescon.org.br/

Local: Campos do Jordão Convention Center

07/10/2012 – 37º Congresso Brasileiro de Imunologia

Informações: 07 a 10/10 – Congresso Brasileiro de Imunologia – Contato: www.sbicongressos.com

Local: Campos do Jordão Convention Center

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x