25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > O dramático e verídico espetáculo “Luis Antonio Gabriela”

O dramático e verídico espetáculo “Luis Antonio Gabriela”

31/05/2013 22h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
O dramático e verídico espetáculo “Luis Antonio Gabriela”

Para abrir a programação do mês de junho e comemorar o Dia Mundial da Diversidade Cultural, o Sesc São Carlos recebe neste sábado, 1º, às 20h o espetáculo “Luis Antonio Gabriela” com a Cia Mungunzá de Teatro. A partir da história pessoal de Nelson Baskerville, o documentário cênico acompanha a trajetória do irmão mais velho do diretor, Luis Antonio, que desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha, sob o nome de Gabriela.

 

O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos de Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta, e de Serginho, cabeleireiro em Santos e amigo de Luis Antonio; e narra a história até o ano de 2006, data de morte do protagonista em Bilbao.

“Em 2002, recebi uma ligação de minha segunda mãe, Doracy, segunda mãe porque minha primeira faleceu após o meu parto, pra dizer que Luis Antonio havia morrido na Espanha. Luis Antonio, pra mim, era aquele irmão, 8 anos mais velho, que sempre mantive na sombra. Só alguns poucos amigos sabiam da sua existência, ele era aquele que, além de me seduzir, e abusar sexualmente, fazia com que muitos dedos da cidade de Santos fossem apontados pra nós, os ‘irmãos da bicha’, ‘a família do pederasta’  e outros nomes. Sou obrigado a confessar que a notícia da morte dele não me abalou nem um pouco”, conta o diretor Nelson Baskerville sobre a vida e morte de seu irmão Luis Antonio.

Baskerville continua: “Eram quase 30 anos sem saber nada dele, enfim, liguei pra minha irmã, Maria Cristina, advogada para passar a notícia pra frente e a preocupação imediata dela foi com os papéis, atestado de óbito, documentação para o espólio, etc. Mas não sabíamos nada do fato e nem ao menos o local exato de sua morte. Maria Cristina empreendeu então uma jornada fadada ao fracasso que era saber notícias do paradeiro dele. Depois de alguns meses, através da embaixada brasileira na Espanha ela o encontrou. Mas não exatamente da forma que esperava. Luis Antonio estava vivo, morava em Bilbao e a partir disso começamos a tentar formar e entender aquela lacuna de 30 anos que nos separavam dele. Minha irmã, numa aventura ‘almodovariana’ foi encontrá-lo. Luis Antonio chamava-se agora Gabriela, tinha sido uma estrela das noites de Bilbao, era viciada em cocaína e AIDS era a menor das suas doenças. Através da Maria Cristina, passamos então a ter notícias dele até sua morte, agora verdadeira, em 2006. As perguntas mais frequentes dos amigos ao saberem da história eram: mas vocês nunca mais se viram? Resposta: nunca. Por que não o trouxeram de volta ao Brasil quando o encontraram doente? Resposta: porque não. Você não foi nem ao enterro? Não. ‘Fiz esse espetáculo’”.

A  Cia. Mungunzá,  sob  a  direção  de  Nelson  Baskerville,  ganhou 36 prêmios em festivais pelo Brasil com o espetáculo “Por Que a Criança Cozinha na Polenta”. “Luis Antonio Gabriela” foi contemplado pelo Edital do Proac e pelo  Edital de Ocupação da  Funarte São Paulo e já percorreu diversas cidades do Brasil, somando, aproximadamente, 230  espetáculos  já feitos e mais de 30 mil espectadores.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x