20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > O poético e divertido Circo Poeira chega ao Sesc São Carlos

O poético e divertido Circo Poeira chega ao Sesc São Carlos

18/05/2013 14h35 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
O poético e divertido Circo Poeira chega ao Sesc São Carlos

Acontece neste domingo, 19, no Sesc São Carlos a apresentação do Circo Poeira às 11h no teatro. O espetáculo que mescla as linguagens do circo, teatro e boneco conta de maneira poética e divertida a história do circo através das recordações de um “Velho Mestre”. O personagem é narrador da história e relembra o auge do seu circo e dessa forma surgem do fundo de sua memória os números que compõem o espetáculo. A entrada é gratuita.

 

O espetáculo foi concebido por Caio Stolai e Beto Lima, sendo Caio Stolai também o intérprete. A trilha sonora idealizada também por Caio Stolai é original e delicada. Durante os 50 minutos de apresentação viajamos para o universo intimista e nostálgico do “Velho Mestre” que garante a emoção a todas as idades.

Segundo o ator, circense e bonequeiro, Caio Stolai, o conceito da peça surgiu a partir do desejo de falar sobre a vida e a história dos mestres de circo. “Eles possuem uma riqueza muito grande de detalhes, muita vida, experiências, treinamentos, disciplina, coragem, força, determinação, viagens, amigos, amores, enfim carregam uma ‘bagagem’ de vivências muito grandes”.

Através de toda sua poesia, o “Circo Poeira” contempla a sabedoria dos idosos. “De forma divertida o espetáculo possui um herói idoso. É a história de um mestre já em idade avançada cheio de memórias de sua vida circense. Trata-se de respeito e admiração aos mais velhos”, diz Stolai.

Para o ator abordar o tema circo é de grande valia para enaltecer e lembrar a todos a importância cultural e artística que o circo possui não só no Brasil como no mundo todo. “Segundo as palavras do próprio mestre que inspirou esta obra, todas as artes nasceram a partir do circo, o circo é o berço da arte e o grande responsável pela disseminação das artes em geral pelo mundo afora. Era assim que este mestre pensava e por isso o circo para ele era o centro de tudo”.

O “Circo Poeira” que estreou em São Paulo em maio de 2005 no Sesc Pinheiros em São Paulo já realizou diversas apresentações pelo Brasil e em diversos países do mundo. Entre outros trabalhos já foi selecionado pelo projeto Caixa Cultural, recebeu o prêmio estímulo Mirian Muniz 2006 pela Funart, participou do AACT International Theatre Festival in Florida onde foi contemplado com os prêmios Best Performance by an Actor in a Leading Role, Excellence in Physical Theatricality, Outstanding Original Script or Script Adaptation, Excellence in Props, participou do Liverpool International Theatre Festival, no Canadá e recebeu os prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor Espetáculo e Melhor Ator.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x