20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Oficina Cultural firma convênio com Pinacoteca de Franca

Oficina Cultural firma convênio com Pinacoteca de Franca

09/12/2011 08h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Oficina Cultural firma convênio com Pinacoteca de Franca

Na última semana, o coordenador da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, Ney Vilela, participou das comemorações de aniversário da cidade de Franca e, na oportunidade, aproveitou para firmar um convênio com a Pinacoteca da cidade. A parceria vai permitir que São Carlos faça intercâmbio de mostras de artes plásticas com Franca.

A troca de obras de arte deve ter início logoem janeiro. Aprimeira mostra que será enviada de São Carlos para lá é a Nanoarte, que tem a curadoria do professor Élson Longo. Já Franca enviará paisagens feitas a óleo de artistas locais, sob a curadoria de Wagner Voss, presidente da Pinacoteca de Franca.

Ney Vilela explica que a ideia de promover esta parceria surgiu despretensiosamente de uma conversa entre ele e o presidente da Pinacoteca de Franca, Wagner Voss. “Durante a nossa conversa, ele me disse que havia dificuldade de fazer com que a Pinacoteca pudesse mostrar tudo o que oferece ao público. Na mesma hora propus a ele para fazermos um intercâmbio de artes daqui de São Carlos. Ele ficou feliz e concordou na hora”, conta Ney. “Wagner mandará uma série de grandes imagens de grandes pintores acadêmicos e paisagistas da arte francana. Inclusive, de Boaventura Cariolatto, um artista italiano de renome que promoveu a arte e criou grupos de pintura em Franca”.

O coordenador da Oficina Cultural ainda conta que essa parceria deve dar o pontapé inicial para outros projetos de mesmo sentido. “Pretendo fazer isso também com outras oficinas culturais do interior. Já fiz o convite para a de São José de Rio Preto e já estamos conversando a respeito. A ideia é ampliar esta iniciativa e fazer uma rede de intercâmbio de arte”, comenta Ney.

PARTICIPAÇÃO ARTÍSTICA – O responsável pela Oficina de São Carlos ainda afirma que precisará da colaboração de artistas são-carlenses para esses intercâmbios. “A partir daí estabelecerei um fluxo de obras de artistas de São Carlos e, para que isso possa acontecer, preciso da participação desses artistas. Peço que quem tiver interesse em enviar a arte para outras cidades, para o conhecimento de outro público, pode me procurar aqui na Oficina”, coloca Ney, que completa: “A participação será totalmente sem custos e as providências de seguranças serão devidamente tomadas”, garante.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x