20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > ONG Encontralhaços prepara o carnaval 2013

ONG Encontralhaços prepara o carnaval 2013

22/01/2013 11h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
ONG Encontralhaços prepara o carnaval 2013

Se depender do Ponto de Cultura Encontralhaços, o carnaval 2013 em São Carlos está mais que garantido, isso porque a ONG abre sua programação de atividades começando por oficinas gratuitas e abertas ao público para a preparação de um carnaval de rua, articulados com outras instituições como o Maracatu Rochedo de Ouro, a Associação Cultural Ylê Omolokô que tem o Bloco Boi da Cara Preta e a AIESEC.

 

Para preparar o carnaval, a ONG conta com a participação de intercambistas da AIESEC que estão contribuindo para a confecção de adereços do bloco “Sorrindo Sem Parar” como foi o caso da peruana Patrícia Esquivel Garcia que veio ao Brasil especialmente para trabalhar nos bastidores do carnaval do ponto de cultura.

Até 26 de janeiro acontece a oficina para confecção dos figurinos, adereços e malabares, entre outros objetos. “Vamos enfeitar os instrumentos com fuxico, estampar camisetas e confeccionar os objetos circenses que participarão de nosso desfile. Os participantes deverão levar até a ONG retalhos de pano azul, amarelo e vermelho e uma camiseta azul, amarela ou vermelha. E claro, muita criatividade”, explica a coordenadora cultural, Daniela B. Mendonça.

Hoje (22) acontece a Oficina de Construção de Instrumentos com Guga Santos e Alexandre Leal. De acordo com Daniela, os convidados Guga e Alexandre darão nova função para materiais como canos de PVC, bexigas, latas velhas e até regadores que poderão ser transformados em instrumentos musicais.

“Guga Santos cresceu dentro da tradição de um dos maracatus de baque solto mais expressivos de Pernambuco. Nesta oficina ele vai mostrar como faz para transformar em música tudo que toca. Já o Alexandre Leal é artesão e músico graduando da UFSCar. Ele vai ensinar como é que se faz o ‘bexigofone’, um instrumento feito de pedaços de cano e bexigas”.
De 26 a 27 de janeiro acontece uma oficina de Percussão com Guga Santos. Todas as oficinas acontecem pela manhã a partir das 9h e no período da tarde a partir das 13h30 na Sede da ONG Ramuda para pessoas a partir dos 7 anos de idade.  A ONG Ramuda fica na rua Treze de Maio, 3392, Jardim Brasil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x