19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Palestra na UFSCar aborda canção popular e cinema na América Latina

Palestra na UFSCar aborda canção popular e cinema na América Latina

19/05/2019 00h00 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Palestra na UFSCar aborda canção popular e cinema na América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) e o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam no dia 21 de maio a palestra “Canção popular e cinema: o caso dos musicais cinematográficos latino-americanos”, que será proferida por Guilherme Maia, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Maia irá abordar os resultados do projeto de pesquisa “O cinema musical na América Latina: ficção, documentários e novos formatos”, financiado pela Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O estudo detectou que ao longo das três primeiras décadas do cinema sonoro, especialmente em países como Argentina (películas tangueras), México (comédias rancheiras e melodramas cabareteros) e Brasil (chanchadas), o musical foi um dos gêneros mais explorados pela indústria cinematográfica na América Latina. Na ocasião, também será apresentado o livro coletivo “O cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas”, organizado pelo palestrante e por Lauro Zavala, da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México.
A palestra, gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, tem início às 15 horas, no auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.
Sobre o palestrante
Maia possui graduação em Educação Artística – Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Música pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É professor da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), na mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Artes e de Comunicação, com ênfase em análise fílmica e em criação e produção de música para produtos audiovisuais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x