19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pianista de São Carlos lança três vídeos com composições inéditas

Pianista de São Carlos lança três vídeos com composições inéditas

Projeto do instrumentista Murilo Barbosa foi realizado com recursos da lei Aldir Blanc e traz músicas instrumentais em formato de trio

28/04/2021 09h36 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Pianista de São Carlos lança três vídeos com composições inéditas Fotos: Divulgação

O pianista Murilo Barbosa, radicado em São Carlos desde 2009, lança na internet hoje, quarta-feira (28), três composições autorais gravadas com seu trio, formado por Fabiano Nunes (contrabaixo) e Nicholas Martins (bateria). Os vídeos foram gravados no Psiu Studio, em São Carlos, e vão estrear a partir das 20 horas no canal do YouTube do músico: youtube.com/murilobarbosa.

Conhecido por fazer arranjos e dirigir shows de vários artistas de São Carlos e região, Murilo agora mostra seu lado compositor com esse novo trabalho, tocando as próprias músicas e liderando um trio clássico de jazz, no formato piano-baixo-bateria.  “São composições que já estão prontas há algum tempo, mas que sempre ficaram em segundo plano em relação aos trabalhos musicais cotidianos”, explica o pianista. As três músicas são composições próprias, “tiradas da gaveta” durante o período da pandemia, e mostram parte das influências musicais que ajudaram a formar sua personalidade musical: a música brasileira, a música latina e o jazz.

“Maracatu de Esperanza” é uma melodia que veio a partir de um sonho que o pianista teve, no qual a baixista norte-americana Esperanza Spalding “cantarolava” o tema. “Era a continuação de uma frase de valsa, que escrevi uns 15 anos atrás, que nesse sonho veio completada pela voz da cantora, a quem dediquei a música”, conta o músico. “Corea’s Blues” é uma das primeiras composições de Murilo, feita há mais de 20 anos, um blues em tom menor que recebeu algumas modificações para celebrar o estilo afrolatino do pianista norte-americano Chick Corea, morto em janeiro desse ano e um dos heróis musicais de Murilo.

Completando a tríade de homenagens a grandes músicos que o influenciaram, Murilo destaca a canção “Coisas de Donato”, um samba jazz dolente que relembra o estilo único do pianista e compositor acreano João Donato. A canção recebeu letra, também composta por Murilo. “Amo o estilo elegante e suingado de Donato, seu piano bem equilibrado entre o gingado afrocubano e as harmonias sofisticadas da bossa nova. Nessa composição, tentei descrever como a música dele faz essa ponte tão única, uma ‘coisa’ que balança, ‘samba que nem lá nem cá’, como diz a letra”, revela o pianista, que convidou Regina Dias especialmente para essa interpretar a canção. “Eu e a Regininha já fizemos vários trabalhos juntos, somos admiradores da boa música brasileira, especialmente de João Donato, então tinha que ser ela a gravar”, explica.

O trabalho foi gravado, mixado e editado pelos irmãos Thiago Carreri e Marcos Carreri, em dois dias no mês de março deste ano –19 de março, um ensaio; no dia seguinte, a gravação. Foram seguidos todos os protocolos sanitários, uso de máscara e distanciamento. O trabalho foi pago com recursos da chamada pública 07/2020 da lei Aldir Blanc em São Carlos, que contemplou mais de 80 propostas artísticas. A lei também ajudou 45 espaços culturais e deu prêmios para mais de 170 artistas, trazendo mais de 1,5 milhão de reais em recursos para a cultura da cidade em 2020. “Sem esse dinheiro não teria condições de gravar um novo trabalho em plena pandemia, que já está deixando toda a classe artística sem trabalho há mais de um ano”, conta.

Serviço – Estreia de 3 vídeos do pianista Murilo Barbosa

Data: 28/4, 20h

Site: youtube.com/murilobarbosa

Adicione o “lembrete” ao acessar aos vídeos: “Maracatu de Esperanza”, “Corea’s Blues” e “Coisas de Donato”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x