26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Pinóquio” é apresentado no Teatro Municipal

“Pinóquio” é apresentado no Teatro Municipal

17/03/2012 10h23 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“Pinóquio” é apresentado no Teatro Municipal

A Cia. Roma Produções Artísticas traz neste sábado (17) para São Carlos a adaptação teatral do clássico conto “Pinóquio”. A apresentação acontece no Teatro Municipal, às 18h.

Essa já é uma marca registrada da companhia, que busca interpretar os grandes clássicos. “Esse tipo de clássico é atemporal. Anteriormente havíamos montado A Bela e a Fera, O Gato de Botas, A Cigarra e a Formiga, entre outros. Esses clássicos trazem em seu conteúdo importantes reflexões sobre as etapas de desenvolvimento do ser humano, suas angústias, desafios, superação. Clássicos têm muita importância no processo de construção da personalidade de um indivíduo”, conta o Romualdo Sarcedo, responsável pela adaptação do texto e diretor do espetáculo.

Ele explica também que a intenção da companhia é também unir a arte teatral e a educação. “No processo de pesquisa sobre qual seria o novo trabalho que levaríamos às crianças, famílias e educadores, constatamos que a essência deste conto está em total sintonia com uma das grandes inquietações e desafios de nossa sociedade que é a Educação”, fala o diretor. “Pinóquio passa boa parte do tempo sendo ‘atraído’ a se desviar do caminho da escola, a fugir da primeira responsabilidade. Pinóquio, quando confrontado com os conselhos de seu pai e do grilo falante, faz opção pelo prazer imediato, até ele próprio se dar conta da dificuldade em que se colocou. Este conto permite mostrar às crianças e aos adultos a importância do estudo, da boa formação e também da proteção e cuidado que todo ser vivo merece ter”, complementa.

Em relação à trilha sonora, o diretor conta que ela é claramente inspirada em grandes obras de compositores italianos. “Também é uma oportunidade de fazer com que as crianças se estimulem a ouvir canções que não fazem parte da programação habitual das rádios e paradas de sucesso, inclusive temas clássicos. Toda essa junção equilibrada de trilha sonora, iluminação, cenografia, figurinos e adereços trazem uma unidade estética para a peça que auxiliam e reforçam o mergulho na obra que encenamos”, conta Romualdo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x