18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Poetas fazem encontro na UFSCar

Poetas fazem encontro na UFSCar

24/03/2012 10h13 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Poetas fazem encontro na UFSCar

 

Acontece neste sábado, 24, o 15º Encontro de Poetas de São Carlos e região, em que poetas amadores e profissionais declamam poesias de autoria própria ou de seus autores favoritos, com o objetivo de valorizar a cultura regional. A programação do evento terá início às 9h30, e será na Biblioteca Comunitária (BCo), da Universidade Federal de São Carlos, localizada na área norte do campus São Carlos da UFSCar. O encontro ainda conta com a apresentação do Grupo de Catira de Santa Eudóxia e da Dupla de violeiros Divino e Pelego.

O bibliotecário Alexei Antonio conta um pouco sobre esse encontro. “O 1º Encontro de Poetas de São Carlos teve grande repercussão entre os poetas não só da comunidade são-carlense, como da comunidade universitária, atingindo um grande público. Desde então, houve um crescente interesse dos participantes, e já ocorreram 14 encontros com a participação de poetas de diversas cidades, como Ribeirão Preto, Piracicaba, São Paulo, Campinas, etc”.

Para os poetas da cidade, a Biblioteca Comunitária criou um espaço importantíssimo para que possam se atualizar, trocar experiências e mostrar seus trabalhos.

As poesias declamadas também participarão do projeto Viajando com Poesia, que leva os textos poéticos para o interior dos 136 ônibus do transporte coletivo de São Carlos e também para os veículos que transportam alunos da zona rural, atingindo 35 mil pessoas. Além de proporcionar o contato dos usuários do transporte com a poesia e incentivar a leitura, o projeto busca divulgar a produção de artistas de São Carlos e região. O Viajando com Poesia foi desenvolvido pela BCo da UFSCar, em conjunto com a Fundação Educacional de São Carlos (FESC), e tem o apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Transporte, Trânsito e Vias Públicas.

De acordo com a pedagoga Ligia Castelli, a poesia é uma forma de arte, que expressa os sentimentos do ser humano através da escrita, e levar o projeto para as pessoas que não tem acesso a ela, acaba sendo um incentivo para que elas escrevam mais. “As pessoas que participam dos encontros costumam gostar muito, e voltam nos anos seguintes, já as pessoas que participam do projeto Viajando com Poesia, sentem-se motivadas a começarem escrever e se expressarem através da poesia”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x