16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pontos de cultura agitaram carnaval em São Carlos

Pontos de cultura agitaram carnaval em São Carlos

15/02/2013 11h35 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Pontos de cultura agitaram carnaval em São Carlos

Um arrastão de sorrisos percorreu as ruas de São Carlos na última sexta-feira (8), foi o Bloco Sorrindo Sem Parar, organizado pelo Ponto de Cultura Encontralhaços. O Grito de Carnaval foi às ruas junto a outros dois blocos, o Maracatu Rochedo de Ouro e o Bloco Boi da Cara Preta. 

Cerca de cinquenta integrantes dos blocos fizeram folia na Praça XV de Novembro do fim da tarde ao começo da noite, junto com quem passava por ali e das pessoas que foram até lá especialmente participar da festa. Entre os foliões, vários intercambistas da AIESEC, uma organização independente de universitários do mundo inteiro. Havia estudantes do Chile, Peru, Moçambique, Bolívia e Alemanha sambando junto aos brasileiros. O Bloco Sorrindo Sem Parar percorreu a Rua Treze de Maio, Avenida São Carlos e Rua Carlos Botelho, interagindo com os passantes e fazendo barulho nas lojas que ainda estavam abertas. 

O Sorrindo Sem Parar desfilou com instrumentos musicais construídos nas oficinas abertas oferecidas por Guga Santos e Alexandre Leal. Reco-reco de bambu, matracas de madeira, maracás de tampinha de garrafa e uma espécie de agogô gigante feito de bambu foram alguns dos componentes da bateria. Um destaque especial para os tambores feitos com canos de PVC, latas, bexigas e até regadores. O Boi da Cara Preta tradicionalmente também constrói os próprios instrumentos entre eles o Ori, um tambor feito de pele e cabaça que só existe neste boi paulista. Já o Rochedo de Ouro traz os instrumentos originais do baque virado de Pernambuco: alfaias, agbês, tarol, ganzá e caixa. Além do samba, outros ritmos também pediram passagem no carnaval.

A noite caiu na folia sem chuva nem garoa e a sexta-feira (8) terminou prenunciando a animação que se seguiu nos demais dias do carnaval. Além do maracatu e do boi, o Jardim Gonzaga recebeu no sábado (9) o Subloco Coletividade e Sinfonia GangstaDub/Ragga: Sound Sisters, SKFamily e Cabessativa. A segunda (11) e terça (12) foram dias dos desfiles do Rochedo de Ouro e Boi da Cara Preta respectivamente nos bairros Santa Felícia e Jacobucci.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas. São Carlos viu um legítimo carnaval de rua livre e criativo, recheado com a alegria e dedicação de todos que se fizeram presentes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x