16 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Prefeitura faz parceria com departamento de música da USP Ribeirão Preto

Prefeitura faz parceria com departamento de música da USP Ribeirão Preto

29/01/2015 20h48 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Prefeitura faz parceria com departamento de música da USP Ribeirão Preto

Representantes do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e do Campus da USP São Carlos estiveram reunidos com o Coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, na tarde desta terça-feira (27), para formalizar parceria com a Prefeitura de São Carlos e anunciar a inclusão do município em sua “Temporada de Concertos 2015”. A série de apresentações, intituladas “Concertos da USP – Prefeitura de São Carlos” vai ser no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, com entrada de graça.

Conforme cronograma, a primeira apresentação será no dia 23 de março, às 20h30, com a participação do grupo Mogiana JazzBand. As demais apresentações, sempre às 20h30, estão previstas para 29/04, 27/05, 24/06, 26/08, 30/09, 21/10 e encerramento em 25/11. Todos os espetáculos tem classificação etária livre.

Segundo o coordenador Robertinho Mori, a parceria é bastante favorável para a área cultural no município. “A temporada apresentada vem ao encontro da programação do Teatro Municipal. A pedido do prefeito Paulo Altomani, a ideia é intensificar a programação do Teatro e com isso, oferecer o que há de melhor para o público”, afirmou Robertinho. “Inclusive, dentro do cronograma apresentado, iremos definir possivelmente duas datas para receber um espetáculo musical especial de encerramento da temporada, a ser realizado na semana em que se comemora o Dia do Músico, em novembro, mês de aniversário de São Carlos”, explicou.

O maestro da USP Filarmônica, Rubens Russomano Ricciardi, destacou que a agenda de concertos inclui apresentações sinfônicas, com solistas internacionais e nacionais relacionados à “música de câmara”. “Serão apresentações mensais e, para o encerramento da temporada, em novembro, teremos uma das óperas mais importantes e encenadas, a Bastien et Bastienne, escrita por Mozart quando tinha apenas doze anos de idade, e uma das primeiras obras do compositor. Uma obra infanto-juvenil, com três cantores, coro e um ator/narrador, que irá atrair o público jovem para a ópera, que será cantada por alunos solistas do nosso curso de Bacharelado de Ópera”, explicou.

De acordo com o maestro, inicialmente as apresentações ficavam restritas ao Auditório Prof. Sérgio Marcarenhas do Instituto de Física de São Carlos – USP, mas por conta de falta de espaço físico, realizaram parceria para utilizar o Teatro Municipal de São Carlos. “Estamos formalizando esta parceria institucional e iremos usar sempre o Teatro Municipal como sede de nossas apresentações no município. O grande beneficiado é o público são-carlense”.

Ricciardi destacou também que os concertos são populares. “Gosto de ressaltar que existe um equívoco de que música erudita é elitista, do povo europeu, isso é mentira. O futebol é europeu e de elite. Nossos concertos são públicos, gratuitos e sem esnobismo, que todos podem assistir a vontade. Inclusive, sugerimos ao coordenador Robertinho para que não haja distribuição de ingressos para as apresentações e, desta foram, a entrada aos espetáculos fica liberada até atingir a capacidade máxima de público da casa. Isso viabilizará o acesso às apresentações, sem burocracia”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x