23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Preocupação com o meio ambiente é tema de livro

Preocupação com o meio ambiente é tema de livro

16/12/2012 00h39 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Preocupação com o meio ambiente é tema de livro

Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Arthur Natalino Deriggi, no Antenor Garcia, recentemente surgiu a ideia de tornar a biblioteca em um espaço de produção da escrita, espaço que tradicionalmente é utilizado para leitura. Como resultado, o surgimento de um livro preocupado com o meio ambiente.

Para participar desse projeto os alunos do Projeto Mais Educação, durante o segundo semestre estudaram Ciências e Meio Ambiente, tema escolhido para ser abordado na produção de um livro. Afinal 2012 é o Ano da Sustentabilidade.

A Biblioteca do Futuro disponibilizou o material necessário para que os alunos se aprofundassem no assunto e com a união dos esforços das gestoras comunitárias do Cidade Aracy (Programa Escola Nossa), Marisete Simeira da Silva, Márcia Aparecida Fagionato Salvini, Regina Helena Passarelli Guilhermino, Zilmar Maria Dias Mendes, do Thiago Carneiro e a bibliotecária Silvana Bezerra da Silva se estabeleceram parcerias em todas as etapas do processo que se iniciou com a sensibilização, onde o tema foi tratado de várias formas.

Durante essa etapa aconteceram palestras, contação de histórias, apresentação de teatro, encontros com autores, de forma que estimulassem os alunos a refletir sobre a temática, mostrar como o tema se encaixa no dia a dia e a importância da preservação do meio ambiente para a vida.

Na etapa da escrita, cada aluno elaborou um texto no formato por ele escolhido, em forma de prosa, poesia, ou mesmo uma frase descrevendo seu entendimento por preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Ao lado dos professores, escreveram sobre esses conceitos. O resultado acabou em um livro que oferece uma leitura agradável, que marca a estreia dessas crianças no mundo da escrita. No dia 11 de dezembro o projeto foi concluído com a festa de lançamento do livro “Cuidar do Mundo”, momento de muita emoção para todos os envolvidos no processo, em especial as crianças, que folheavam ansiosas a procura da sua identidade naquela produção maravilhosa.

Além da SME da Prefeitura Municipal de São Carlos, outros parceiros viabilizaram a execução do Projeto, a confecção do livro e a festa de lançamento, como a Fundação EPTV. Editora Cubo e o Ponto de Cultura Formiga Verde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Maria
Maria
11 anos atrás

Muito bom! A educação precisa de iniciativas como esta. Parabéns!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x