24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Professor Braga, ex-aluno da pedagogia da UFSCar, grande educador

Professor Braga, ex-aluno da pedagogia da UFSCar, grande educador

08/03/2014 16h33 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Professor Braga, ex-aluno da pedagogia da UFSCar, grande educador

Se Roma Antiga tornou-se grande e poderosa é porque, dentre eles, um de seus líderes, Pompeu, tinha por lema navigare necesse est, vivere non. Era o que animava também os Argonautas, cerca de cinquenta heróis da mitologia grega que, sob a liderança de Jasão, enfrentavam todos os desafios para encontrar o velocino de ouro e reconquistar o trono. Navegar é preciso, viver não! Dédalo e Ícaro, na mitologia, assim como, bem mais tarde, na realidade, Da Vinci, queriam mais, pensavam que voar era preciso. Seus sonhos eram mais altos. Até que Dumont chegou lá.

 

Outros vão pelos caminhos de terra mesmo. Mas seus sonhos são altos também porque seu mundo se chama educação, e no navio Argos-Asser-Unicep não cabem apenas cinquenta heróis. E os milhares de tripulantes e passageiros que por ele passaram, talvez só a secretária Marise saiba contabilizar.

Antonio Carlos Vilela Braga e Osvaldo Ienco dividiram a sua direção. Osvaldo passou o comando para os seus filhos há algum tempo e agora chegou a vez do Braga fazê-lo.

Dentre as muitas coisas que já falaram a respeito do Braga, nós, do Departamento de Educação da Universidade de São Carlos, nos despedimos de um ex-aluno da Primeira Turma de Pedagogia desta Universidade, turma 1970-1972. É o historiador e bacharel em direito que completa a sua formação como pedagogo, p-r-o-f-e-s-s-o-r… Escrevi assim mesmo, para dar destaque. Define-se o Braga como “professor”. Tendo sido somente professor, no início de sua carreira profissional, depois ele empreende o navio Argos-Asser-Unicep junto com o Ienco, mas será reconhecido e chamado até os fins de seus dias de “professor Braga” ou simplesmente “professor”.

Graças a esses dois educadores, somados ao professor Wilson Cury, que muito bem representam todos aqueles que por lá passaram; graças ao Dorival, Maria Cristina, Marise, Neise, e Tobias, que podem representar todos aqueles que hoje dão continuidade ao sonho deles ao lado de seus filhos; São Carlos é uma grande cidade universitária com três instituições: UFSCar, USP, UNICEP. Cada uma com suas características, com seus objetivos, cumprindo uma função prevista na Constituição Federal, contribuindo para cuidar de uma das tarefas mais preciosas na sociedade: a educação e formação profissional de sua juventude.

Braga, nós estamos orgulhosos: a Pedagogia da UFSCar deu um grande educador à sociedade. Descanse em paz. (Se é que você não vai ficar cutucando o pessoal para continuar trabalhando, até encontrar o velocino de ouro…)

 

(*) Departamento de Educação – Universidade Federal de São Carlos

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x