20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Professor cria gibi que homenageia os bondes elétricos

Professor cria gibi que homenageia os bondes elétricos

20/11/2012 11h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Professor cria gibi que homenageia os bondes elétricos

Fascinado pelos livros e com facilidade natural para os desenhos o professor em Ciências Matemática, José Carlos Marcolino da Silva lançou recentemente o gibi “São Carlos e o Bonde – Uma Paixão Sem Fim” feito por ele próprio sobre a história dos bondes elétricos. O gibi foi baseado no livro de crônicas e poesias do historiador Marco Antonio Leite Brandão mais conhecido como Marco Bala.

O trabalho foi a forma que o professor Marcolino encontrou para homenagear e eternizar de maneira divertida as memórias do bonde, que este ano completou o centenário do contrato de concessão para instalação dos bondes elétricos assinado em 15 de junho de 1912, entre a CPE- Companhia Paulista de Eletricidade e o Governo Municipal.

“Desde que tive meu primeiro contato com o bonde elétrico em São Carlos tenho encantamento pelo transporte e por suas histórias. Meu interesse aumentou ainda mais depois que li o livro do historiador Marco Bala e foi então que resolvi aprofundar minhas leituras sobre o assunto e assim criar o gibi, que levou cerca de 6 meses para ser concretizado desde o processo de leitura e pesquisa até a montagem dos textos e desenhos”, conta o autor professor Marcolino.

De acordo com Marcolino é importante que as pessoas em especial as crianças e os jovens conheçam o trabalho para que saibam o valor dos bondes elétricos e a contribuição que tiveram na cidade durante a época em que circulavam pelas ruas.

“Os bondes elétricos guardam grandes memórias, era um transporte elegante que possibilitava a interação entre as pessoas de forma harmoniosa. Eles criavam várias oportunidades, entre elas o lazer, permitindo que jovens casais começassem a namorar, por exemplo. Espero que através deste gibi os jovens possam ter a mesma sensação de sentir e viver o que seus pais e avós tiveram naquela época”.

Em “São Carlos e o Bonde – Uma Paixão Sem Fim” o autor relata os principais fatos que aconteceram na época em que os bondes elétricos foram inseridos na cidade até o momento que pararam de circular. Mostra também o crescimento de São Carlos e o surgimento e evolução dos modelos de carros entre outros transportes que mais tarde substituíram de vez os bondes elétricos.

Outra curiosidade é que o autor prestou uma singela homenagem ao motorneiro, o senhor Luiz Mian que durante vinte anos dedicou-se aos bondes através do personagem principal da história, “Carlos Bonde”. “O personagem representa neste trabalho, toda a história do bonde elétrico. Ele homenageia todos os funcionários que prestaram serviços a companhia paulista e em especial o Luiz Mian que é o ultimo dos motorneiros que, ainda, mantém viva em sua memória a história do bonde em nossa cidade”, diz Marcolino.

O gibi “São Carlos e o Bonde – Uma Paixão Sem Fim” poderá ser encontrado no acervo das bibliotecas públicas da cidade e também pode ser adquirido com o próprio autor no pelo e-mail [email protected] pelo valor de R$ 5,00.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x