25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Professora Carminda de Castro Ferreira, referência para a educação e a cultura em São Carlos

Professora Carminda de Castro Ferreira, referência para a educação e a cultura em São Carlos

Cirilo Braga

14/10/2020 11h55 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Professora Carminda de Castro Ferreira, referência para a educação e a cultura em São Carlos Fotos: Arquivo

Completam-se nesta quarta-feira (14) dez anos do falecimento da professora Carminda Nogueira de Castro Ferreira, uma das mais brilhantes personalidades da rica história da educação e da cultura em São Carlos.

Nascida em Espinho, Portugal, em 1921, adotou São Carlos como sua terra logo ao chegar em 1948 na companhia do marido, o Cônsul Honorário de Portugal Oscar Ferreira, com quem constituiu uma respeitável família de 11 filhos que lhe deram 35 netos e 34 bisnetos. Quando desembarcou em nosso país, Carminda estava grávida do quarto filho.

Doutora em Letras Românicas pela Universidade de Coimbra, mestre em Biblioteconomia, Pós-graduada em Ciência da Informação e Administração de Empresa e especialista em organização de arquivos empresariais e públicos, deu lições de vida o tempo todo.

Aos 27 anos, não se intimidou com obstáculos de além-mar: deu aulas de bordado, ensinou a fazer quitutes, cultivou flores e fez arranjos para casamentos. Tornou-se Bibliotecária, ao concluir o curso na faculdade aberta em São Carlos no começo dos anos 1960, para acompanhar o filho mais velho, que não fora aprovado em Engenharia. No futuro iria dar aula e assumir a direção da mesma faculdade.

Mulher de ideias e ações avançadas, que viveu à frente de seu tempo, lecionou no Colégio São Carlos e no Colégio Diocesano, deu aulas no ensino fundamental e médio, além de coordenar seminários de nas áreas de informática e reprografia. E cursos, muitos deles, sobre temas como novas tecnologias, estrutura organizacional, secretaria, gestão do conhecimento, atendimento ao cliente e outros. Também trabalhou em assessoria a escritórios de advocacia e em áreas de comunicação e organização em importantes empresas.

Sua contribuição foi muito importante na fundação da Escola de Biblioteconomia, assim como seu empenho na implantação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Carminda lutou pelo movimento associativo no Brasil, integrando a Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições-FEBAB, onde foi por muitos anos, conselheira. De 1979 até o fim da vida, deu consultoria a empresas como Itaú, Duratex e TAM, entre outras, sendo ainda consultora da ONU e Unesco para assuntos documentais.

Muito presente no apoio à Paróquia de São Benedito, também atuou como diretora social do São Carlos Clube. A Igreja de São Benedito possui uma imagem de Nossa Senhora de Fátima doada pela família Castro Ferreira. Uma peça valiosa, encomendada diretamente ao artesão que esculpiu em Portugal a imagem que está exposta no Santuário de Fátima.

A professora foi agraciada com o título de “Cidadã Honorária de São Carlos” e por duas vezes recebeu homenagens da União Cívica Feminina, tendo participado daquela entidade. Em 12 de março de 2010 foi homenageada pela Câmara na primeira sessão comemorativa ao “Dia do Bibliotecário.

Nessa ocasião, a então vice-presidente da FEBAB, Regina Célia Baptista Belluzzo, a descreveria muito apropriadamente como “uma verdadeira Estrela Guia da Biblioteconomia brasileira”.

Carminda cunhou certa vez, dirigindo-se a seus alunos, uma frase memorável: “O Bibliotecário não tem futuro! O bibliotecário é o futuro”. E, com seu costumeiro entusiasmo pela vida, dizia: “Imagine se eu pudesse desmembrar todas as lembranças que tenho!”

No ano passado, a Prefeitura de São Carlos inaugurou no dia 26 de outubro, o CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, no Residencial Eduardo Abdelnur, justa homenagem à memória de uma mulher admirável sob todos os aspectos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x