25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Programa Patrimônio em Rede capacita representantes

Programa Patrimônio em Rede capacita representantes

07/11/2012 11h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Programa Patrimônio em Rede capacita representantes

O Hotel Anacã em São Carlos recebeu  nesta terça-feira, 6, o Programa Patrimônio em Rede– Acervos Artísticos do Governo do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo que visa catalogar e divulgar o patrimônio artístico das unidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Estado, exceto universidades, museus e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo.

O projeto propõe integrar o patrimônio artístico do Estado de São Paulo em um catálogo eletrônico único, ou seja, formar um banco de dados, promovendo o conhecimento dos objetos artísticos, móveis, pinturas e esculturas, tapeçaria, arte sacra entre outros objetos, possibilitando que os servidores do Estado e as comunidades locais possam conhecê-lo, valorizá-lo e preservá-lo.

O programa que está em sua terceira edição sendo realizado em cada uma das regiões administrativas do Estado está capacitando representantes, servidores públicos estaduais dos municípios para que elas “eduquem” seus olhares e estejam preparadas para saber diferenciar o que é um objeto de valor histórico, artístico e cultural ou não.

“Esta oficina de número 3 está ensinando essas pessoas, que no caso de São Carlos e região são ao todo 27, para aprenderem a preencher as fichas dos objetos que irão compor o banco de dados do acervo do patrimônio artístico cultural dos palácios. As aulas estão sendo ministradas pelo docente museólogo, Cláudio Lacerda”, explica a técnica da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas do CEPAM, Elisabete D. Cunha.

Elisabete ainda ressalta sobre a importância do Programa Patrimônio em Rede. “Trata-se de uma iniciativa muito interessante, principalmente em um momento em que o país irá receber muitos eventos internacionais. Ter esses objetos de valor cultural, artístico e histórico catalogados com certeza irá enriquecer ainda mais o patrimônio do estado”.

Dando todo o apoio técnico, o CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal atua no desenvolvimento da metodologia, logística e demais instrumentos do programa. Inclusive na manhã de ontem (6) o programa recebeu a presença do Presidente do CEPAM, Lobbe Netto durante a abertura do evento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x