26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto cultural busca mudar o mundo através de ações

Projeto cultural busca mudar o mundo através de ações

11/07/2012 12h42 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto cultural busca mudar o mundo através de ações

Se cada indivíduo dentro da sociedade exercer seu papel de forma correta e colaborar com a transformação e construção de um mundo melhor, através de ações e atitudes, as pessoas terão muito mais qualidade de vida e deixarão um legado positivo para as próximas gerações. Pensando em melhorias assim três educadores idealizaram o projeto cultural “Mude o Mundo: Comece por Você”.

O projeto utiliza como ferramenta de comunicação, um conjunto de ações de arte e cultura espalhadas pelo estado de São Paulo. Essas ações visam levar aprimoramento cultural e informação sobre a importância de cada indivíduo na construção de uma sociedade melhor.

Um dos idealizadores do projeto, o arte educador e “agitador cultural”, Thiago Arruda, diz que o objetivo principal é conseguir acessar cada indivíduo isoladamente. “Queremos que cada um desperte uma reflexão sobre suas atitudes, para que perceba que reclamar do mundo a sua volta não leva a nada. Porém, ao trazer para si a responsabilidade do que acontece no mundo, a pessoa pode realizar pequenas mudanças de hábitos capazes de fazer grandes diferenças”.

Como o objetivo do projeto é bastante amplo, serão utilizados temas a cada ação. O foco deste ano é a sustentabilidade.

O “Mude o Mundo: Comece por Você” surgiu há dois anos, porém é o resultado de 19 anos de estudo na área de arte e cultura de Thiago e atua em três diretrizes: o primeiro é aumentar o investimento de empresas privadas nos profissionais da arte e da cultura. O segundo é a conscientização de formadores de opinião, de sua influência na educação comportamental da sociedade. E o terceiro é levar bagagem cultural à sociedade baseada em informações de desenvolvimento pessoal que servem de alicerce para uma sociedade mais sustentável.

“Durante muitos anos atuei na área artística e uma coisa que ficava impregnada em meus pensamentos, era sobre como um ato artístico fica registrado na memória das pessoas e atuando como Instrutor de Desenvolvimento Pessoal me questionava o porquê não utilizar a arte como ferramenta para levar aquele conhecimento a um maior número de pessoas. Daí surgiu o movimento”, conta Thiago.

Thiago ressalta que hoje existem muitas pessoas com vontade de mudar o mundo, mesmo que através de pequenas ações. “Existe um grande grupo de pessoas convictas em suas ideias e com isso conseguem promover grandes ações de mudanças. Sinto que um grande número de pessoas está adotando pensamentos todos os dias de construção de uma sociedade melhor, porém são as ações que fazem a diferença e mudar certos hábitos às vezes leva tempo e é nesse ponto que queremos chegar, dar mais incentivo e motivo para que essas pequenas mudanças saiam do discurso”.

 

Conheça os personagens que deram vida ao projeto

O movimento Mude o Mundo: Comece por Você foi idealizado pelos educadores Thiago Arruda, Tati Ribeiro e Grace Skajko. “Quem vai mudar o mundo não é movimento Mude o Mundo: Comece por Você, quem vai mudar somos nós seres humanos. O movimento quer lançar uma semente, gerar uma reflexão e levantar outro ponto de vista. Se essa mudança vai ou não ocorrer depende de cada um de nós”, diz o trio.

 

THIAGO ARRUDA – Idealizador do projeto. Foi nos movimentos corporais que descobriu sua maior paixão, a dança. Atuou na equipe de artes do Boom Festival Lisboa, evento que foi convidado pela ONU para participar da United Nations Music & Environment Stakeholder Initiative. Participou de diversas companhias de artes no Brasil, Portugal e na Austrália. Na área social, foi Coordenador de apoio na Campanha do Agasalho, realizada em 2010, junto a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

 

TATI RIBEIRO – Responsável pelo conteúdo on line e de integrar os artistas e interessados nas ações. Atua como educadora na área de aprimoramento humano desde 2002. Vegan, cozinheira, jardineira, biker e aprendiz de poeta, ela inclui na sua vida ingredientes que visam à qualidade de vida e a busca pelo autoconhecimento.  Acredita numa sociedade mais igualitária e empática.

 

GRACE SKAJKO – Diretora Executiva do projeto. Graduada em Turismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA – USP. Grace se preocupa com questões no âmbito socioambiental, assim como com a inclusão social. Com o seu trabalho, está sempre à procura de expandir sua consciência através da arte.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x